Home

foto:joana Lima
A modernização da iluminação pública e a reforma e revitalização de praças e parques públicos da cidade foram duas importantes obras da Prefeitura do Natal executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em 2021. Responsável pela manutenção e funcionamento de equipamentos públicos, a Semsur tem realizado nesse período outras obras de destaque como a iluminação natalina, o reaproveitamento da compostagem do material de podas e a fiscalização do espaço público e cumprimento das medidas protetivas de combate à pandemia do coronavírus.

A modernização da iluminação pública é uma obra que vem sendo realizada nos últimos dois anos com grande impacto social na segurança, mobilidade do cidadão e economia aos cofres públicos municipais. A Semsur está substituindo antigas luminárias por LED e lâmpadas de alta eficiência. Além de uma iluminação de maior intensidade e durabilidade, a mudança garante mais economia no consumo da energia elétrica paga pelo contribuinte municipal.

A Semsur já executou a modernização da iluminação pública em praticamente toda a orla marítima da cidade, a partir da praia de Ponta Negra, percorrendo toda extensão da Via Costeira, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte, além da Ponte Newton Navarro. A etapa que alcança a iluminação da Praia da Redinha aguarda as obras de reforma da orla e do Mercado da Redinha que serão realizadas pela Prefeitura do Natal no decorrer de 2022. A modernização também beneficiou grandes avenidas da cidade, como a Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente de Morais e o Centro Histórico de Natal.

Alamedas

As alamedas também ganharam iluminação em LED, potencializando-se como locais de lazer e convivência, bem como em todas as praças revitalizadas ao longo do ano de 2021. Foram contempladas com a nova iluminação onze alamedas nas quatro regiões de Natal. São elas: Alamedas Antônio Basílio, Tororós, Maranguape, alamedas das Avenidas Praia de Ponta Negra, Roberto Freire, Afonso Pena, Campos Sales, Marinho Chagas (Parque dos Coqueiros), Serra Negra (Soledade), Governador Juvenal Lamartine (Baldo) e João XXIII (Mãe Luiza) e Avenida Florianópolis (Conjunto Santa Catarina).

Além disso, foram contemplados com projeto de adequação da iluminação, o Beco da Lama (Centro), Parque Ecológico de Capim Macio, Avenida do Contorno, Escadaria de Mãe Luiza, acesso ao Condomínio Village de Prata, rua

Maruim-Redinha, loteamento Santa Cecília, Siqueira Campos, bairro Salinas (em fase de projeto), Jardim Progresso (em fase de projeto); conjunto Leningrado (em fase de projeto); Rua Dom Almeida Lustosa, Planalto (em fase de projeto).

Economia

O mais tradicional símbolo das festividades do Natal em Natal, a Árvore de Mirassol de 2021 alcançou 120 metros de altura com iluminação toda de LED. O tema “Natal do Recomeço” proporcionou grande movimentação na Praça da Árvore. Este ano, a Prefeitura conseguiu uma economia de 40% nos contratos realizados para instalação da decoração e iluminação natalinas.

Além da estrutura em torno da árvore de Mirassol, uma das maiores e mais bonitas do país, a Semsur instalou no local a casinha do Papai Noel e um túnel estático. Foram instaladas também três árvores na zona Norte: as Árvores do Panatis, Parque dos Coqueiros e do Ginásio Nélio Dias. Instalou ainda mini-árvores de Natal na Via Costeira, bem como a decoração no Centro Histórico de Natal, Palácio Felipe Camarão e os três Reis Magos situados na zona Norte e zona Sul.

A Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta/Mãe Luiza) e o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Lagoa Azul) também receberam decoração natalina. A Avenida Praia de Ponta Negra teve decoração e iluminação especiais, com um túnel estático, letreiros e bonecos temáticos.

Outros equipamentos na cidade também receberam iluminação natalina, como o Pórtico dos Três Reis Magos (BR-101), Instituto Histórico, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação - Antiga Catedral, Catedral Metropolitana de Natal, Igreja de Bom Jesus, Igreja do Galo e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Praças

Ponto de convivência de grande parte da população nas diversas faixas etárias, as praças são um dos principais equipamentos públicos das cidades. O ano de 2021 foi marcado pela reconstrução, reforma e revitalização de 15 praças entregues à população pela Prefeitura do Natal. O destaque vai para a reconstrução da Praça da Flores (Aristófanes Fernandes - Petrópolis), Praça Henrique Carloni (Disco Voador - Ponta Negra), Parque Ney Aranha Marinho (Tirol), Mãe Peregrina (Cidade Satélite), Milton Ribeiro (Lagoa Nova), Praça Ecológica (Praça dos Gringos - Ponta Negra) e a recentemente inaugurada Praça Pureza Moura (Lagoa Nova).

Outras praças que passaram por ampla reforma foram: a Praça da Bíblia (Soledade), Marcílio Dias (Bairro Nordeste), Aboio (Nova Natal), Pedrinhas (Nossa Senhora da Apresentação), Francisco Roberto (Felipe Camarão), Boi Surubim (Lagoa Azul), São Vicente de Paula – Igapó e Vovó Gurgelita (Lagoa Azul).

A maior parte das praças revitalizadas ganhou também uma Academia da Terceira Idade (ATI), conhecida também como Academia ao Ar Livre, um importante equipamento para a prática de atividades físicas e esportivas. No total, 20 novas academias foram implantadas em todas as regiões da cidade, em 2021, repercutindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

Poste um comentário

comente aqui..