Home


A qualificação profissional é um diferencial importante na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho, por isso, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas ampliou a cartela de cursos de capacitação, e neste mês de março está oferecendo 282 vagas em 12 diferentes segmentos profissionais. 

A oferta de cursos é parte da política municipal do trabalho, executada no Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP) da Semtas. Entre os cursos ofertados estão: empreendedorismo, estética corporal e facial, maquiagem, designer de sobrancelhas, garçom e camareira. As aulas terão início no dia 03 de março e as inscrições devem ser feitas entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

Para o titular da Semtas, Adjuto Dias, o momento é propício para investir em uma carreira. “O conhecimento é uma moeda que nunca desvaloriza e quanto mais compartilhado, mais se multiplica. Quanto mais conhecimento e prática, maiores são as chances de se posicionar e ser capaz de conseguir um lugar no mercado de trabalho. 

Por isso, nosso objetivo enquanto secretaria, é dar continuar investindo na qualificação profissional”, afirmou. As aulas acontecem no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura de Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego de oportunidades de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e ao final do curso, um certificado de conclusão.

A diretora do DDQP, Renata Araújo, ressaltou que essa é uma ótima oportunidade para começar o ano investindo em uma carreira. “Este ano diversificamos e aumentamos a cartela de cursos profissionalizantes para que cada vez mais pessoas possam aprimorar habilidades ou ainda adquirir uma nova.

Inscrições
Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 15 anos e ensino fundamental I ou II incompletos. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, das 8h às 17h. Os

interessados deverão apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.

Jovens para o futuro
A educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem se inserir no mundo do trabalho, por isso, a Semtas direcionou 10 opções de cursos para atrair os jovens para a profissionalização.

O objetivo, conforme explicou o titular da Semtas, Adjuto Dias, é capacitar os jovens natalenses, observando e reforçando as potencialidades de cada um. “Não temos dúvida que a expansão do ensino profissionalizante pode atrair ainda mais o público jovem, sendo um meio mais rápido para qualificação profissional, acesso ao mundo do trabalho e até a formação em nível superior. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para a juventude ``, ressaltou.

Os cursos selecionados para o público jovem são: chocolateria, comida de boteco, hambúrguer artesanal, empreendedorismo, barbeiro, escova e penteados, maquiagem, estética corporal e facial, inglês e espanhol. Cada curso compreende uma carga horária estimada de até 160 horas.

Ações voltadas para mulheres
A dependência financeira é um das causas que levam a mulher a permanecer em um ambiente de violência doméstica. Atento a esse cenário, a Prefeitura destinou 28 vagas dos cursos de qualificação profissional exclusivas para as mulheres vítimas de violência no município.

As mulheres serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e após a conclusão do cursos essas mulheres serão direcionadas a postos de trabalho, por meio da política de intermediação de mão de obra executada pela Semtas. Rede Socioassistencial

Das 282 vagas ofertadas, 42 serão exclusivas para a rede socioassistencial do município. As pessoas serão encaminhadas através dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS, Centros de Referência Especializado dAssistência Social – CREAS.

Poste um comentário

comente aqui..

Anúncio Publicitário

Banner