Home

Aposentadoria coletiva ...
Gestores de Autarquias e Fundações Federais podem ser surpreendidos nos próximos dias por uma avalanche de pedidos de aposentadorias que, inclusive, poderá comprometer o serviço prestado nesses locais.

… em órgãos federais
Acontece que o Decreto 10.620/21 desvincula as aposentadorias e pensões dos servidores do órgão de origem, transferindo-os para o Ministério da Economia. Ao mesmo tempo, remete as aposentadorias e pensões de funcionários de autarquias e fundações (como as agências reguladoras e as universidades federais) para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

… pode impactar o serviço
Embora a mudança não traga impacto sobre as regras ou direitos previdenciários dos servidores, alguns temem aumentar o prazo de liberação do benefício, diante do quadro enxuto de funcionários do INSS.

Caso esses órgãos não os reúna para esclarecer sobre as mudanças, uma vez que o novo modelo deverá ser implementado até maio de 2022, os servidores que já cumpriram os requisitos para aposentar, mas que ainda estão na ativa, dizem do desejo de antecipar a saída.

Poste um comentário

comente aqui..