Home

Rússia sitiada ...
A Rússia é um pais continental que está ficando ilhado. 
O boicote econômico internacional perpetrado pelos EUA logo após o início da invasão à Ucrânia, vai causar consequências ao país de Putin. E, tal qual a guerra, pode perdurar por anos.

Por outro lado, a ajuda internacional ao país agredido não se limita a armamentos. Está vindo de todos os lados. Com dólares - o Banco Mundial e o FMI estão preparando um pacote de ajuda de US$ 3 bilhões - ou tomada de decisões. 

... por todos os lados...
No esporte, atletas russos foram banidos de competições internacionais. A Rússia foi expulsa da Copa do Mundo pela FIFA, e de torneios da UEFA. Igual medida foi tomada pela Federação Internacional de tênis. A Adidas suspendeu a parceria com a federação russa de futebol.

... até pelo mar
Grandes companhias marítimas como a Maersk, MSC e CMA CGM estão deixando de entregar mercadorias nos portos russos. Companhias aéreas já não voam mais para Moscou, e aviões russos não usam mais o espaço aéreo da OTAN. Bancos russos já não negociam mais com a União Europeia, foram retirados do sistema Swift. 
Medida semelhante foi tomada contra a TV estatal Sputnik e a Russia Today. 
A Apple disse que "pausou" todas as vendas de produtos na Rússia. E está a caminho uma nova rodada de sanções.
As americanas Visa e Mastercard são as mais recentes empresas de serviços financeiros a anunciar a suspensão de operações na Rússia em meio aos conflitos com a Ucrânia.

... apoiadores
No ocidente, os EUA expulsaram diplomatas russos do país. O Reino Unido sugeriu retirar a Rússia da condição de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. 
O Tribunal Internacional de Justiça realizará audiências na segunda (7) e terça (8) de março. 
A coisa “tá ficando russa”. A vodka parece que vai “mofar” na prateleira.

Poste um comentário

comente aqui..