Home





A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do Centro de Controle de Zoonoses, tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município. Além de ampliar as ações educativas e visitas domiciliares, a utilização de UBV portátil e pesada (carro fumacê) vem sendo aplicada em algumas áreas da cidade, como na Zona Oeste, atualmente. Essa modalidade é indicada para localidades onde exista índice de infestação significativo do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados.


Na última segunda-feira (02) o CCZ iniciou um novo ciclo de pulverização em quarteirões-chave dos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré e Bom Pastor. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) esclarece que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê, sendo essa uma estratégia intensa de combate aos mosquitos adultos de uma região.

"Vamos cumprir quatro ciclos de aplicação, sempre no início da manhã ou fim da tarde, que é o período de atividade do mosquito. A situação vetorial de adoecimento nesses pontos do Distrito Oeste está elevada, por isso além de contar com o trabalho dos agentes de endemias, iniciamos o carro fumacê. Vale salientar que é muito importante o trabalho em conjunto com a comunidade, uma vez que a UBV elimina mosquitos cortando a cadeia de transmissão e adoecimento, mas não combate os ovos e larvas em água parada", comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento. É necessário manter também as ações de combate e controle para que o fumacê tenha eficácia, tais como: descartar lixo de maneira correta, manter garrafas e potes voltados para baixo, cobrir a caixa d'água, colocar pratos com terra sob o vaso das plantas e eliminação de focos do mosquito.

Poste um comentário

comente aqui..

Anúncio Publicitário

Banner

Anúncio Publicitário

header ads