Home

foto:Alex Regis

Capacitar a população que mora em Natal e inseri-la no mundo do trabalho, ofertar orientações sociais e profissionais e fazer a interlocução com o setor empresarial faz parte do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE). Aberto há um ano pela Prefeitura de Natal, o equipamento localizado na av. Presidente Bandeira, 765, no bairro do Alecrim, tem construído história e mudado a vida de muitas pessoas ao longo do primeiro ano de funcionamento. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável pelo CMTE, vai promover a partir da próxima segunda-feira (29) uma semana de atividades especiais para os natalenses.

A programação contará com palestras voltadas para o empreendedorismo, sustentabilidade, beleza e estética, e exposições dos trabalhos artesanais dos artesãos vinculados à Semtas. Também estarão na agenda comemorativa a 1ª feira de oportunidades Sine Natal e CMTE, oficinas na área de Beleza e Estética e mesa redonda para falar de temas atuais sobre a geração de renda e a violência contra a mulher, o trabalho profissional no setor de turismo, além de orientação profissional para alunos.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância do Centro Municipal, principalmente por ter sido entregue à população em um momento de retomada de atividades após um período severo da pandemia. “Considero o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo um instrumento de grande relevância para quem quer recomeçar, montar o seu negócio e buscar o primeiro emprego. É uma iniciativa fundamental que vem dando suporte à geração de renda dos empreendedores, principalmente após a pandemia, então nossos esforços foram nesse sentido de impulsionar a retomada das atividades produtivas e econômicas. Com capacitações, treinamentos, investimentos, diálogo e com a frequente busca do conhecimento, conseguimos prosperar nesses objetivos neste primeiro ano do CMTE”, avalia o prefeito.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o CMTE possibilita maiores chances das pessoas se qualificarem e serem inseridas no mundo do trabalho. “Por isso, a Prefeitura investiu em um espaço que tivesse diversos serviços. Comemorar um ano do Centro é de extrema importância, por todo o desempenho registrado até aqui e também pela unidade aberta na Zona Norte. Nosso foco sempre será capacitar a população que busca se qualificar, contribuindo para a inclusão social e desenvolvimento econômico do nosso município”, aponta a secretária.

Com um espaço voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio à qualificação profissional para a população de Natal que busca oportunidade de emprego, o Centro tem sido uma alternativa para quem busca um diferencial, explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Albany Dutra, que celebra o sucesso do CMTE.

“Para nós, gestores e servidores que fazemos o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, comemorar o primeiro ano de funcionamento é uma forma de agradecer e enaltecer o excelente equipamento público inaugurado há exatamente um ano pelo prefeito Álvaro Dias, e que hoje se destaca como uma ferramenta de enfrentamento ao desemprego, através dos serviços aqui oferecidos", ressalta ele.



Confira a programação de aniversário do CMTE em www.natal.rn.gov.br.

Cursos profissionalizantes gratuitos
Em um ano a Semtas ofertou mais de 4 mil vagas nos cursos de qualificação profissional, preparando a população para o mundo do trabalho por meio do seu programa de capacitação, ofertando cursos em diversas áreas, para ajudar os natalenses e diminuir o desemprego no município, gerando assim dignidade e renda. Uma parcela do programa é executada nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) do Alecrim e da Zona Norte.

Centro
Dentre os serviços disponíveis, estão os atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro Desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para entrevistas de emprego; emissão de RG; Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas de Emprego; Intermediação de mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional; Cursos de Qualificação, nos dois turnos (Manhã e Tarde). Além disso, o Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, promove ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.

Parceria com empresas
Durante este primeiro ano de funcionamento, o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) firmou parcerias com empresas como: Verdfrut, rede Ferreira Costa e restaurante Madero. Promovendo o preenchimento de mais de 40% das vagas disponibilizadas pelas empresas.

Encaminhamento Sine
Os números de encaminhamento pelo Sine Natal só crescem. Em um ano de retomada gradativa das atividades econômicas, a equipe encaminhou mais de 50% de pessoas para entrevistas de emprego em relação ao ano anterior que teve um número baixo de oferta de emprego.

Poste um comentário

comente aqui..