Home

A segunda etapa do "RN em Foco - Debatendo o Futuro da Economia Potiguar", ocorreu nesta quarta-feira, 10. A iniciativa do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte foi marcada pela entrega de um documento contendo os principais pleitos do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN ao candidato Fábio Dantas, que concorre à disputa para o Governo do Estado nas eleições deste ano, pelo partido Solidariedade.

No ato da entrega, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, frisou a contribuição do setor para o fortalecimento da economia potiguar, responsável por mais de 75% do PIB e do ICMS recolhido.

“Representamos setores econômicos que impulsionam a geração de emprego e renda, tendo reflexos socioeconômicos importantes. Geramos ocupação e renda para mais de 400 mil pessoas”, disse Queiroz.

O dirigente também pontuou alguns resultados da pesquisa realizada pela Federação com 800 empreendedores do setor de Comércio, Serviços e Turismo. De acordo com Marcelo Queiroz, para 65% dos entrevistados, a economia piorou ou está igual ao ano passado, e cerca de 71% esperam mudanças para 2023.

"Estes dados só reforçam a importância de momentos como este que estamos promovendo. Queremos um ambiente favorável ao debate de propostas efetivas para o desenvolvimento do estado", concluiu o presidente da Fecomércio RN.

Entre as propostas contidas no documento, estão atenção quanto a segurança pública; desburocratização do licenciamento ambiental; estruturação dos principais Polos Comerciais do estado; bem como a requalificação, renovação e inovação dos produtos turísticos.

O documento também apresenta dados sobre os principais segmentos econômicos do estado, para que o futuro gestor possa aplicá-las nas áreas de gestão, segurança pública, turismo e empreendedorismo.

Em sua fala, o candidato Fábio Dantas destacou a necessidade dinamizar os recursos que o estado possui, para gerar mais empregos. "Nosso plano de governo se chama Muda Rio Grande do Norte, que se baseia no desenvolvimento do estado, impulsionando o funcionamento efetivo da máquina pública para trazer dinamismo econômico", disse o candidato.

Na ocasião, líderes empresariais participaram do encontro com perguntas específicas acerca de cada área atendida no documento. Fábio Dantas frisou, dentre as propostas do seu plano de governo, tornar o RN o estado com menor número de impostos, por meio da qualificação dos setores produtivos.

"Dentro do nosso plano, vamos contemplar fortemente a adesão do Estado à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Também queremos trabalhar para reduzir a burocracia do licenciamento ambiental, fazendo com que 90% das nossas atividades econômicas sejam isentas ou possam ser enquadradas no processo de licenciamento simplificado”.

Os pleitos apresentados pela Fecomércio RN também incluem duas iniciativas propostas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços Turismo (CNC). Trata-se da “Agenda Institucional do Sistema Comércio” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor do turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia.

fonte:Assessoria da Fecomercio

O evento, realizado no auditório do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, contou com a presença de presidentes de sindicatos filiados à Federação, diretoria, empresários e representantes de instituições ligadas ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Uma nova rodada do "RN em Foco", com o candidato Styvenson Valentim, ocorrerá no dia 29 de agosto.

Poste um comentário

comente aqui..