Home

 


Dentro da ações da campanha do “Outubro Rosa” organizadas pela Prefeitura de Natal, cerca de 30 mulheres atendidas pelas equipes multidisciplinares do Centro de Referência Mulher Cidadã Elisabeth Nasser (Cren), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), participaram de um ciclo de palestras sobre o autocuidado para mulheres vítimas de violência doméstica.


“Estamos no mês de alerta aos cuidados ao câncer de mama. Nada mais justo do que oferecer às nossas usuárias essa programação especial para alertar e educar sobre a importância dos cuidados com a saúde. Elas aprenderam sobre o auto-exame, a necessidade de realizar consultas periódicas e ter todos os cuidados caso haja um diagnóstico precoce da doença”, explicou a coordenadora do Centro Elizabeth Nasser, Adriana Barker.

Em setembro, foram ofertadas, em parceria com o Grupo Reviver, 345 mamografias para as mulheres do Centro. Além disso, várias ações estão sendo implantadas para melhorar a qualidade de vida das usuárias do programa. “Nossas usuárias nos procuram em uma realidade de muita fragilidade, medo e insegurança. Aqui elas encontram todo o acolhimento, cuidado e proteção necessárias para enfrentarem essa situação triste que é a violência doméstica”, disse Adriana.

O Centro oferece apoio à mulher no processo de ruptura do ciclo de violência, contribuindo para o fortalecimento e resgate de sua cidadania, e trabalha no combate, prevenção e erradicação da Violência Contra a Mulher, oferecendo atendimentos Social, Psicológico e Jurídico.

O Centro de Referência Mulher Cidadã Elisabeth Nasser também prepara suas usuárias para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho. Neste ano, 108 mulheres já passaram pelos cursos da instituição. As qualificações acontecem por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Os cursos são ofertados para que as mulheres possam entrar no mercado de trabalho imediatamente, tornando-a independente financeiramente.


Atendimentos do Centro de Referência da Mulher Cidadã (CRMC) – Elizabeth Nasser:

. Social: acolhimento inicial; triagem; encaminhamentos para o setor jurídico, psicológico, Casa Abrigo, estudo social; visitas domiciliares.
. Psicológico: atendimento individual e contínuo; resgate da autoestima; fortalecimento psicológico; grupos terapêuticos.
. Jurídico:
- Em caso de Agressão: orientação, acompanhamento nas delegacias, ajuizamentos processuais;
- Nos demais casos: acordo judicial e extrajudicial.
Contato: 3232.4875

Poste um comentário

comente aqui..