Home

foto:Alex Regis

O histórico Teatro Municipal Sandoval Wanderley, conhecido também como o Teatrinho do Povo, localizado no bairro do Alecrim, passará por uma recuperação total de sua estrutura, que o tornará um teatro moderno e multiuso dentro em breve. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito Álvaro Dias, na manhã desta quinta-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. O investimento do poder executivo é de quase R$ 6 milhões. A previsão da reforma é de 6 a 10 meses.

O novo Teatro Sandoval Wanderley receberá moderna fachada, nova recepção, sala de leitura, espaço multiuso, sala de reunião, cafeteria, painéis acústicos, nuvens acústicas, bancos nas janelas, saídas integradas, área de convivência, acesso à Escola Estadual João Tibúrcio, Foyer, camarins, espaços cênicos e teatro retrátil. O projeto foi elaborado entre as Secretarias de Cultura (Secult-Funcarte), Planejamento (Sempla), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Mobilidade Urbana (STTU), por meio de um Comitê Técnico de Acompanhamento dos Projetos, que vem trabalhando desde novembro de 2020.

“A obra é muito importante e necessária. O teatro é antigo e está deteriorado e fechado desde 2009, e nós atendendo ao apelo da classe artística, que queria a recuperação e a modernização do teatro, assinamos hoje a ordem de serviço para o início das obras. Entendemos que a obra é prioritária para a cidade Natal, para a arte e para a cultura da capital e do Estado”, ressaltou Álvaro Dias.

De acordo com o prefeito, a gestão está em entendimento com o Bradesco para que a área externa da instituição bancária possa ser utilizada como estacionamento pelos frequentadores do teatro. Outras medidas estão sendo analisadas pela Semsur e STTU, no sentido de facilitar o acesso, o trânsito e o tráfego no local. “A obra vai devolver o Sandoval Wandereley ao bairro do Alecrim e à cidade do Natal”, ilustrou.

Diante de seu valor histórico-patrimonial e de sua importância para o comércio da cidade, a Prefeitura do Natal vem trabalhando há mais de dois anos para a elaboração dos projetos básicos e executivos com base na concepção de um anteprojeto doado pela arquiteta Débora Dantas. A partir desse princípio, o projeto foi discutido tanto com a classe artística quanto internamente no município.

Para o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, o equipamento é de suma importância para a comunidade artística de Natal, uma vez que abrigará eventos culturais e artísticos da cidade, valorizando a cultura e oferecendo mais uma opção de lazer aos natalenses. “O Sandoval Wanderley tem uma relação fortíssima com a cidade. Pelo teatro passaram grandes expoentes das artes cênicas, como o diretor José Celso Martinez Corrêa, o Grupo Galpão, o potiguar Jesiel Figueiredo; e da música brasileira, nas figuras de Miúcha, Martinália, Cida Moreira, como também espetáculos de dança e apresentações folclóricas. O prefeito Álvaro Dias trouxe para si o projeto e formou um Comitê Técnico de Acompanhamento dos Projetos, que discutiu as demandas democraticamente. É um momento de graça”, comemorou Galvão.

No entendimento do produtor cultural, Arlindo Bezerra, na ocasião representando a classe artística, o segmento necessita da volta do Sandoval Wanderley para apresentar os trabalhos. “Ter o Sandoval Wanderley de volta é sinônimo de efervescência da produção cultural para a cidade. Nós sentimos muita falta do espaço e o queremos de volta para ocupá-lo com teatro, cinema, música e dança. Precisamos também retomar a formação de público, porque a casa faz muito tempo que está fechada, e no imaginário de muita gente ela passa a não existir. Então, a gente vai precisar fazer uma formação de platéia e trazer a população para que possa vir ao teatro e fazer dele a sua casa”, assinalou o produtor.

O Teatro Sandoval Wanderley foi construído em 1959. Sua história é marcada pelo fato de sempre ter sido um teatro popular. Sem funcionar desde 2009, recebeu antes, ao longo dos anos, apenas algumas reformas e melhorias. Agora, o novo Teatro Sandoval Wanderley será um equipamento moderno e multiuso.

Poste um comentário

comente aqui..