Home

Reunião extraordinária da Assembleia Geral define composição do Conselho Técnico Científico

A primeira reunião extraordinária da Assembleia Geral do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo - PAX/RN, realizada nesta quinta-feira (3), no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, teve o objetivo de definir a composição do Conselho Técnico Científico (CTC), passo importante para a iniciar elaboração de editais de ocupação do parque.

O CTC tem como objetivo assessorar e emitir pareceres para o Conselho de Administração e para a Diretoria Executiva do PAX|RN sobre a política científica, tecnológica e de inovação do planejamento estratégico, e atuar na seleção dos potenciais empreendedores ou empresas entrantes, em áreas como energias renováveis, mineração, fruticultura, aquicultura, setor têxtil, turismo e serviços.

O encontro foi aberto com presença da governadora Fátima Bezerra, que já trata o parque, uma das prioridades do governo do estado, como “um sonho realizado”.

“É um passo muito importante para o que defendemos, um mundo civilizado, que se faz com sustentabilidade e inclusão social. E, portanto, exige avançar em inovação, tecnologia e educação. Quero compartilhar minha imensa alegria por ver essa criança nascer e ela tem um belo futuro pela frente. É muito gratificante ver que a nossa luta coletiva valeu a pena. Há 4 anos, a dificuldade era imensa. O parque não existia. Mas a determinação do nosso governo nos trouxe até aqui”, destacou a governadora, que estava acompanhada dos secretários estaduais Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte, Silvio Torquato, e da Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Fotos: Elisa Elsie

O diretor-presidente do PAX/RN, Olavo Bueno, corroborou a fala da gestora: “A governadora investiu desde o início da administração com os recursos do Banco Mundial e isso foi a alavanca que permitiu a realização desse sonho, de ter no Rio Grande do Norte um parque estadual que possa ser protagonista no sistema de inovação”.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Assembleia Geral, o vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Chico Dantas.

A presidente do Conselho Administrativo, professora Ângela Paiva, apontou que a reunião também inicia a prestação de contas de todo o apoio que o governo do RN está dando ao empreendimento e ainda o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do projeto.

O evento contou ainda com o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas e representantes da UFRN, Uern, Sebrae/RN, Fecomercio, Fiern, Funcern e Fapern.

A Assembleia de Constituição do PAX/RN foi realizada em 11 de outubro, quando foram aprovados o Estatuto do Pax e o Regimento Interno e escolhida a composição do Conselho Administrativo e eleito o Conselho Fiscal do Pax.

CTC
De acordo com o Art. 29 do Estatuto, o Conselho será composto por um presidente e mais 10 membros titulares, e seus respectivos suplentes, sendo 2 indicados pela UFRN, 1 pela Uern, 1 pelo IFRN, 1 pelo ISD, 1 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, 1 indicado pela Fapern, 1 pelos municípios associados e 2 pelo segmento empresarial (Fiern, Sebrae e Fecomércio).

Poste um comentário

comente aqui..