Home

O 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba homenageia Tia Surica da Portela


A edição potiguar do 5º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontece sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 16h no Mercado de Agricultura Familiar reunindo as cantoras Dani Cruz, Dodora Cardoso, Valéria Oliveira, Hélia Braga, Kris Lima, Jôsy Ribeiro, Silvana Martins, Jane Cortez, Kaline Xai, Jaína Elne, Cleide Braga e Michelle Lima que fazem uma homenagem a Tia Surica da Portela - ícone do samba carioca, integrante da velha guarda da Portela e primeira mulher a puxar um samba-enredo na avenida.

No repertório, sambas gravados por Tia Surica; do Grêmio Recreativo Escola de Samba - Portela, que celebra o seu centenário em 2023; além de clássicos do samba e do pagode costurados por obras de compositores e compositoras potiguares.

A banda, dirigida por Mônica Michelly (baixo), traz ainda os talentos de Priscila Matos (teclado e voz), Sílvia Marinho (cavaquinho), Bárbara Mattiuci (violão), Valéria Oliveira (cavaco e violão), Mariângela Figueiredo (percussão e voz), Ranah Duarte (percussão), Deny Nascimento (percussão) e Mylãnne Santana (percussão).

O Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba - idealizado pela sambista e radialista carioca Dorina - é o maior movimento de mulheres na história do samba, que acontece desde 2018 com a proposta de unir rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas do samba, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais. O Encontro, que já homenageou Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares e Alcione, está presente em 70% dos estados brasileiros, em oito países espalhados por três continentes e neste ano reúne 30 rodas de samba.

Precursoras do samba como Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Tia Eulália, Aracy de Almeida, as Tias Baianas, entre tantas outras, são inspiração e resistência para uma nova geração de mulheres no samba.

Em Natal, o Encontro acontece desde 2019 e a partir de 2021 passou a ser co-produzido pelo Coletivo Mulheres na Roda de Samba Natal, que é composto pelas cantoras Valéria Oliveira, Dani Cruz e Dodora Cardoso e pelas produtoras Carol Queiroz (Caruru Produções), Camila Pedrassoli (Guria Produtora) e Claudia Mariana (MariaBoa Produtora).

Para ficar por dentro de todas as novidades do encontro acesse o perfil @mulheresnarodadesambanatal no Instagram.

SERVIÇO

Natal no 5º Encontro Nacional e internacional de Mulheres na Roda de samba – Homenagem a Tia Surica

Mercado da Agricultura Familiar

Endereço: Avenida Capitão-Mor Gouveia, 14 / R. Jaguarari, 2454 - Lagoa Nova, Natal RN

Dia 10 de dezembro, sábado, às 17h (Abertura da casa: 16h)

Vendas antecipadas: https://outgo.com.br/encontro-nacional-de-mulheres-na-roda-de-samba-natal

Realização: Coletivo “Mulheres na Roda de Samba Natal - Carol Queiroz (Caruru Produções), Claudia Mariana (MariaBoa Produtora), Camila Pedrassoli (Guria Produtora), Valéria Oliveira, Dodora Cardoso e Dani Cruz.

Patrocínio: Prefeitura do Natal, através de emenda parlamentar da vereadora Divaneide Basílio

Parceria: Mercado da Agricultura Familiar e Green Point Produções.

Poste um comentário

comente aqui..