Home

foto:Joana Lima

Importantes eventos musicais se espalham pela cidade durante o Natal em Natal. São shows, concertos e batalhas de rap. Alguns eventos são oriundos de chamadas públicas, outros de renúncia fiscal, por meio da Lei Municipal Djalma Maranhão.

Em 2 de dezembro, na Secult/Funcarte, haverá a abertura da 8ª Edição do Graffiti Expo Natal, às 18h, com o tema Arte Urbana, Cultura Popular e Tecnologia, com venda de obras expostas e divulgação dos artistas responsáveis por deixar as ruas, becos, comunidades e praças de Natal cada vez mais coloridas. 

A edição 2022 é uma homenagem ao casal do graffiti potiguar FB Osmo e Blue. Também serão homenageados o B.Boy Suav e o projeto sociocultural Africores. 

O visitante encontrará obras dos artistas Blue, Click, Ellen, Enaz, Ervadoce, FB Osmo, Flip, Gapix, Gato Preto, Gis, Hugh, Martim Onirismo, Mary, Neom, Neura, Nobre, Oxente, Pincelada Nômade, Smile, Stomp, Suco, Val Vandal e Yass.

Os artistas convidados são Leandro Augusto, Pardal, Jussara Santos, Marcelo Borges, Guaraci Gabriel e Marcelo Amarelo. Além da exposição, haverá Graffiti, B.boys, B.girls, Mcs e Djs, fortalecendo todos os elementos do hip-hop. Apresentam-se no evento as atrações musicais Rharo, Del APNS, Extreme B.Girls, Camarão Crew, Star Black, Chico Bomba, Ma7eus, Alê du Black, DJ Alf e B.Boy Suave. A exposição se estenderá até o dia 28 de fevereiro.

Também no dia 2, na rua Pereira Simões, no bairro das Rocas, a partir de 18h, será comemorado o Dia Nacional do Samba, com os grupos Batuquedô, Debinha Ramos e o Grupo Raça (RJ).

No próximo sábado (3), às 16h, o projeto Concertos Potiguares recebe o Grupo Umaré, como sua primeira atração de dezembro, no auditório do Parque da Cidade. Formado pelos músicos Gilberto Cabral (trombone), Jane Eyre (flauta transversal), Silvio Franco (bateria), Erinaldo Edson (guitarra) e Zé Fontes (contrabaixo), o grupo irá apresentar um repertório com composições próprias e releituras de músicas populares. O projeto Concertos Potiguares ocorre graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, pela Lei Municipal Djalma Maranhão. O acesso ao Parque é gratuito.


Sábado com festivais

No próximo sábado (3), haverá duas oficinas de Breaking, com B. Boy Skimó e Versati, em Ponta Negra, na zona Sul. Ainda no dia 3, o Centro Histórico recebe o 5º Toca Raul, no Espaço Cultural Ruy Pereira, dentro da programação do XV Festival Gastronômico Prato do Mundo, a partir de 17h. No palco, se apresentarão os artistas Sueldo Soares, Dj Samir, Dedé Loucura, Erivan Lima Seixas e Sociedade da Grã Ordem Kavernista. O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal.

No sábado (3), a partir de 15h, a Galeria Newton Navarro recebe a Batalha da Galeria, reunindo 16 Mc’s abordando assuntos como Educação, Conjuntura Social e Cultura. Os participantes vão concorrer ao título de campeão da Batalha da Galeria de 2022 com premiações do primeiro ao terceiro lugar. A edição 2022 da Batalha da Galeria está inserida no Natal em Natal, por intermédio do edital de Arte Urbana.

Ainda no dia 3, acontece a primeira edição do festival As Cores do Hip Hop, de 16h às 22h, na Praça do Cruzeiro, em Ponta Negra, em parceria com o projeto “As Cores da Vila”, que há 8 anos transforma a vida de crianças e jovens da Vila de Ponta Negra através da arte urbana. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal e integra o calendário do Natal em Natal. A programação do 1º também vai comemorar um ano do “Beco das Cores e Mestres”.

A próxima edição do Domingo na Arena aporta na Zona Norte de Natal pela primeira vez. O Espaço Cultural Jesiel Figueiredo será palco neste domingo (4) do tradicional projeto cultural, reunindo as melhores opção de diversão para toda a família, com acesso gratuito a partir das 16h. Nesta edição tem show do cantor e instrumentista Rodrigo Lacaz, explorando o formato de shows de rua com composições próprias com forte carga emotiva e reflexiva, compartilhando com a plateia momentos de sentimento e contemplação.

A partir das 18h tem o musical “Aqui é o Meu Lugar”, com trilha sonora de Khrystal e Sérgio Groove. Idealizado pelo Coletivo Komboio Potiguar, a obra faz parte do Festival Viva Cidade e conta a história de seis personagens, onde quatro deles formam a “irmandade” que evocam as quatro zonas da capital potiguar. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão.

A Feira Garajal integra a programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal. Neste domingo (4), no Shopping Cidade Jardim, a partir das 16h, o projeto recebe os mais variados e melhores expositores do feito à mão, gastronomia e shows de Carlos Ponta Negra e na sequência Rafa Barros. O projeto tem incentivo da Lei Djalma Maranhão e a entrada é franca.

De quinta (1) a domingo (4) acontece o projeto Ecopraça, que há nove anos faz o circuito sociocultural potiguar com ocupação de espaços públicos e atividades culturais, criativas e de sustentabilidade. O projeto conta com incentivo da Lei Djalma Maranhão e realiza a sua próxima edição no Sebrae/RN e na Praça do Floca, no conjunto Mirassol.

foto:Joana Lima
Antonio Nobrega abrindo o Natal em Natal


Feira Gastronômica em Mirassol

Ainda no Praça da Árvore de Mirassol, o visitante encontra a Feira Gastronômica composta por mais de 40 microempreendimentos e empreendedores individuais, trazendo seus produtos populares para compor o momento festivo na praça.

O Natal em Natal envolve trabalho coletivo de diversas secretarias do Município, como as Secretarias de Cultura, Turismo, Mobilidade, Segurança, Saúde, Comunicação, Educação, Limpeza Pública, Obras e Serviços Urbanos. A programação completa está disponível no www.natal.rn.gov.br

Poste um comentário

comente aqui..