Home


Entre os dias 06 a 08 de dezembro, a cidade de Natal (RN) recebe a primeira edição do Balaio do Patrimônio, evento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

A programação é aberta ao público e tem o objetivo de promover a valorização do Patrimônio Cultural protegido pelo Iphan. O momento conta com feira de economia criativa, apresentações culturais e exposição. Também serão realizadas rodas de conversa com detentores, órgãos de fomento e instituições de salvaguarda. Será lançado, ainda, o e-book A simbologia rupestre do Rio Grande do Norte, de Valdeci dos Santos Jr.

Casa restaurada

O evento será realizado na Casa do Patrimônio, Antigo Armazém Real da Capitania, que também já foi sede do Iphan-RN. O local é situado na Rua da Conceição, nº 603, bairro Cidade Alta. O prédio passou por obra de restauro recentemente, sendo concluída em 2021, e passa a abrigar ações que promovam o Patrimônio Cultural Brasileiro no Rio Grande do Norte. A restauração foi executada com recursos do Programa de Preservação das Cidades Históricas e recebeu investimentos de R$ 420 mil.

“O Balaio do Patrimônio marca a estreia desse prédio histórico como espaço de apoio para atividades que fomentem a preservação e difusão do nossa cultura e identidade”, explica a superintendente do Iphan-RN, Ilana Chagas. “A programação envolve muita festa e demonstra a importância de mantermos vivas a história e memória do nosso povo”, acrescenta.

A programação do evento é realizada com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHG), cujo auditório receberá as palestras e lançamento do e-book.


Programação:

Terça - 06/12/22

16h - Apresentação Cultural – Teatro de Boneco Popular do Nordeste

17h - Abertura

18h – Roda de Conversa: Patrimônio Cultural em perspectiva (Parte I)

(Diálogo com detentores do patrimônio cultural Brasileiro no Rio Grande do Norte.

20h - Apresentação Cultural – Literatura de Cordel e Repente



Quarta – 07/12/22

15h Apresentação Cultural – Roda de Capoeira

16h Apresentação do Memorial da Assembleia Legislativa

17h – 20h Roda de Conversa: Patrimônio Cultural em perspectiva (Parte II)

(Diálogos com Órgãos de fomento e instituições de salvaguarda)



Quinta – 08/12/22

10h30 – 18h Feira Criativa

10h30 Palestra: “Cem Anos Modernismo e poesia de invenção no RN”

14h Cerimônia de entrega da comenda do patrimônio cultural Brasileiro no RN

15h Mesa Redonda: “Patrimônio Arqueológico: perspectivas e desafios” e Lançamento do E-book: “A simbologia rupestre do Rio Grande do Norte”

17h – Roda de Conversa: Patrimônio Cultural em perspectiva (Parte III)

Diálogo sobre as políticas de salvaguarda.

20h Encerramento com apresentação cultural – Matrizes Tradicionais do forró


Serviço

Programação especial “Balaio do Patrimônio”

Data: 06 a 08 de dezembro 2022

Local: Casa do Patrimônio

Endereço: Rua da Conceição, 603, Cidade Alta, Natal (RN)

Entrada Gratuita




Poste um comentário

comente aqui..