Home

 19/01/2023 16:30


Um grupo de 205 super-ricos, incluindo o ator da Marvel, Mark Ruffalo, e a herdeira da Disney, Abigail Disney, divulgou uma carta aberta pedindo às
autoridades que aumentem os impostos que eles mesmos pagam, como forma de diminuir a desigualdade social, as mudanças climáticas e as ameaças à democracia.

O grupo, que se autodenomina "Milionários Patriotas", pediu aos líderes mundiais e empresários que estão reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para taxarem as grandes fortunas com urgência. Os signatários são de 13 países diferentes e não há nenhum brasileiro na lista.

"A história das últimas cinco décadas é a história da riqueza indo para nenhum lugar além de para cima. Nos últimos anos, essa tendência se acelerou muito. A solução é simples para todos verem. Vocês, nossos representantes globais, devem tributar a nós, os super-ricos, e devem começar agora", diz o texto.

"A falta de ação atual é bastante preocupante. Um encontro da 'elite global' em Davos para discutir 'cooperação num mundo fragmentado' não tem sentido se vocês não atacam a raiz da divisão", prossegue. "Defender a democracia e construir a cooperação requer ações para construir economias mais justas agora - não é um problema que pode ser deixado para nossos filhos resolverem. Agora é a hora de enfrentar a riqueza extrema; agora é a hora de tributar os super-ricos", completa.

De acordo com os milionários que assinaram a carta, a falta de ação para diminuir a desigualdade pode levar a catástrofes. "Há um limite para o estresse que qualquer sociedade pode suportar, de apenas quantas vezes mães e pais veem seus filhos passarem fome enquanto os super-ricos contemplam sua crescente riqueza. O custo da ação é muito mais barato do que o custo da inação - é hora de fazer o trabalho", afirmam.

Eles acrescentam que taxar a riqueza é o certo a se fazer pelo bem comum e por um futuro melhor e finalizam o documento questionando os líderes sobre o que ou quem os impede de tomar essa ação.

"Taxe os ultra-ricos e faça isso agora. É economia simples e de bom senso. É um investimento no nosso bem comum e num futuro melhor que todos merecemos e, como milionários, queremos fazer esse investimento", dizem.

"O que - ou quem - está impedindo você?", finalizam.




Larissa Bernardes / Agência CMA

Poste um comentário

comente aqui..