Home

Os cidadãos de Natal que frequentaram os bares e restaurantes de Ponta Negra na noite dessa quinta-feira (26), tiveram a oportunidade de conhecer de perto o uso e funcionamento do etilômetro (bafômetro) numa ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). As abordagens dentro dos bares fazem parte das atividades da Operação Verão 2023 e trabalham a conscientização das pessoas para a mistura perigosa de álcool e direção.

A ação denominada “Bafômetro Amigo” foi conduzida pela Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran e envolveu técnicos da área e o teatro educativo do Departamento. A operação consiste em abordar as pessoas nas mesas dos bares e alertar sobre os perigos de beber e dirigir, dando a oportunidade de conhecer o etilômetro, fazer o teste educativo de alcoolemia e receber informações sobre as punições previstas pela Lei Seca, enquadrando cada resultado de teste dentro de uma hipotética realidade, no caso do condutor dirigir naquela situação constatada pelo bafômetro.

As abordagens seguem um padrão lúdico e descontraído para falar de coisas sérias. A equipe de Teatro Educativo do Detran, composta por palhaços que trabalham canções e pequenas apresentações com a temática do trânsito, envolve as pessoas que ficam mais propensas a receber as informações de uma maneira leve e tranquila. O momento também trabalha a distribuição de brindes e material educativo com informações relevantes para a conduta do motorista na construção de um trânsito mais humano e seguro.

O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, informou que a ação “Bafômetro Amigo” possibilitou a abordagens a dezenas de pessoas que estavam nos bares e restaurantes de Ponta Negra. “Nosso objetivo é orientar os condutores, mostrar que acidentes e mortes são comuns quando se dirige sob influência de álcool. Levar uma mensagem de volta segura para casa, voltar em paz, sem problema. Bebeu, volta para casa de transporte de aplicativo, táxi, ônibus, motorista da vez, ou seja, há várias maneiras de voltar seguro e somente uma em perigo, que é beber e dirigir”, comentou.

Nos próximos dias a ação “Bafômetro Amigo” vai ser levada para os bares e restaurantes da Praia de Pirangi. Este mês o Detran/RN já esteve com esse mesmo projeto alcançando o litoral Norte Potiguar, na Praia de Tibau, no Oeste. Novas atividades educativas da Operação Verão 2023 seguem até o final do carnaval.

Poste um comentário

comente aqui..