Home


Porto Indústria Verde

Fátima Bezerra solicitou ao ministro apoio para a implantação do Porto Indústria Verde. O Governo do RN já elaborou os estudos de viabilidade técnica, ambiental e localização que apontam o município de Caiçara do Norte como o melhor local. A gestão estadual pleiteia a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento através de parceria com a iniciativa privada.


O Porto Indústria Verde vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar - off shore - e exportação de hidrogênio e amônia verde. "Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar. Neste momento em que o mundo está em mudança da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e poluentes, para energia limpa, o nosso Estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis", afirmou Fátima Bezerra.


Ela acrescentou que o Estado fez os estudos em parceria com a UFRN e mantém contato com possíveis investidores. "O Porto Indústria Verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação. O Rio Grande do Norte tem condições privilegiadas e o menor custo do mundo para produção de energia limpa, tanto que já temos grupos interessados", afirmou a Governadora.

A previsão é que nos primeiros quatro anos, o Porto-Indústria Verde vai gerar 25 mil empregos e, a partir do quinto ano, 50 mil empregos. A capacidade de geração de energia limpa offshore no RN é de 140 gigawatts, o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Poste um comentário

comente aqui..