Home

Foram discutidos temas como a Agroindústria, Seguro Safra, programas e medidas para o desenvolvimento rural sustentável

“Nosso compromisso com a agricultura familiar é irrenunciável”. Foi com essa afirmativa que a governadora Fátima Bezerra recebeu na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório da governadoria, diretores e assessores da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) para debater a Plataforma da Agricultura Familiar com medidas para o desenvolvimento rural sustentável. Entre as principais reivindicações, o programa Garantia Safra, a implementação da Política e do Plano Estadual de Agroindustrialização Familiar e fomento às cadeias produtivas.

A governadora assumiu o compromisso de avançar na agenda da Agroindústria, uma área que já conta com recursos destinados e projetos em andamento, e reafirmou o empenho em manter a regularidade do Seguro Safra, bem como os programas em parceria com Governo Federal para expansão e fortalecimento das atividades no campo.

“Quanto mais a gente apoia financeira e tecnicamente a agricultura familiar, mais nós estamos contribuindo para que os agricultores e agricultoras tenham uma vida digna no campo, fomentando a produção de quem alimenta mais de 80% dos brasileiros”, pontuou Fátima Bezerra.

O secretário da Sedraf, Alexandre Lima, reforçou que “boa parte das demandas apresentadas pela Fetarn o governo já atendeu nos últimos quatro anos” e avaliou que “as novas propostas fortalecerão ainda mais esse movimento que a agricultura familiar tem aqui no RN, para que a gente possa avançar cada vez mais”.

Ao final do encontro, o presidente da Fetarn, Erivam do Carmo, fez uma avaliação positiva da agenda. “Abrimos diálogos nos intersetores do Governo, foi sugerido a criação de comitê para que possamos encaminhar as discussões de cada ponto, como a questão do apoio ao evento da Marcha das Margaridas. E isso eu vejo como positivo para que a gente possa continuar dialogando para ter êxito em tudo que nós pontuamos na Plataforma da Agricultura Familiar para o Estado do Rio Grande do Norte”.

Presente ao encontro, a secretária de mulheres da Fetarn e coordenadora estadual da Marcha das Margaridas, Jocélia Silva, apresentou a demanda de apoio à participação das mulheres do RN na sétima edição da Marcha das Margaridas. “A Marcha é um movimento sindical muito importante no Brasil todo, inclusive um dos maiores da América Latina protagonizado pelo movimento sindical rural. Este ano estamos apresentando pautas de reestruturação do Brasil com o lema: Margaridas em Marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, explicou Jocélia ao falar da importância do apoio do governo estadual.

Um Comitê Intersetorial deverá ser constituído para tratar dessa demanda e de pauta apresentadas pelas mulheres na área da saúde, educação, segurança e assistência social.

Além dos já citados, acompanharam a governadora os secretários Guilherme Saldanha (Sape) e Francisco Canindé de Araújo Silva (Sesed), os adjuntos Ivanilson Rêgo (Gabinete Civil) e Flaubert Torquato (Seplan), o Procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, o diretor-geral da Emater, César Oliveira; o diretor do IDEMA, Marcílio Lucena; o diretor presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; e Gustavo Tavares, coordenador da Semarh.

Participaram ainda o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basílio, o deputado Francisco Assis de Medeiros e o vice-prefeito de Monte Alegre, Antônio Ananias.

FOTOS: Sandro Menezes/Assecom-RN.
Texto:AssecomRN

Poste um comentário

comente aqui..