Home

foto:Sandro Menezes
Programas destinados à agricultura familiar e convencional terão 818 toneladas este ano e contemplam todas as regiões do Estado

Com expectativa de um bom inverno este ano, agricultores do Rio Grande do Norte terão à disposição 818 toneladas de sementes para o plantio. O Governo do Estado distribui as sementes a partir de dois programas: o “Banco de Sementes”, da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). No momento são 779 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo entregues a  agricultura convencional de larga escala para 59.850 produtores rurais em 162 dos 167 municípios potiguares.


Outro programa é o da semente crioula, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), que está distribuindo 27 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz vermelho, sorgo forrageiro e fava, e ainda 12 toneladas de sementes de algodão agroecológico a 1.118 famílias em 111 municípios.

O secretário estadual da Agricultura, Guilherme Saldanha, destacou o compromisso do Governo do Estado em avançar no apoio aos agricultores do Rio Grande do Norte: “mais um ano que o programa tem crescimento, isso reafirma o compromisso que a governadora Fátima Bezerra tem com a agricultura. São sementes saudáveis, que proporcionam uma colheita de qualidade.”

Saldanha reforçou que este ano o Governo está investindo R$ 13,2 milhões na distribuição de sementes, 34,7% a mais do que foi aplicado em 2022 (R$ 9,8 milhões). 


No ano passado, o Programa Banco de Sementes distribuiu 722 toneladas e beneficiou 55.592 agricultores cadastrados no Sistema de Informação e Gerenciamento do Campo (CERES) da Emater.

Poste um comentário

comente aqui..