Home

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 918 trabalhadores em situação de escravidão entre janeiro e 20 de março de 2023, uma alta de 124% em relação ao volume dos primeiros três meses de 2022. O número de trabalho análogo a escravidão é recorde para um 1º trimestre em 15 anos, sendo superado apenas pelo total de 2008, quando 1.456 pessoas foram resgatadas. Goiás e Rio Grande do Sul foram os estados como maior volume de trabalhadores em situação análoga à de escravidão.

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), publicados na reportagem do G1.

As operações de resgate em todo o país são realizadas por grupos formados por instituições como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, a Defensoria Pública da União, entre outras.

Cobrança de aluguel de barracos usados como alojamentos, o não fornecimento de alimentação e cobrança pelo uso de ferramentas de trabalho são algumas das irregularidades encontradas pela fiscalização.

Poste um comentário

comente aqui..