Home



Fátima na China 

Durante a visita, a chefe do executivo estadual e a comitiva potiguar se reuniram com representantes das empresas  China Communications Construction Company (CCCC), a State Grid e a Kerui, para apresentar as potencialidades do RN.  

A investida potiguar surtiu efeitoi junto a CCCC que informou que enviará em maio técnicos ao Rio Grande do Norte para aprofundar os detalhes do projeto. A CCC tem atuação em 159 países e construiu sete dos dez maiores portos do mundo.

O Porto Indústria Verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação, bem como para a produção de hidrogênio e amônia verde.

Energia eólica

Já a State Grid, que possui 15 mil km de linhas de transmissão no Brasil e é pioneira na instalação e operação de parques eólicos no Rio Grande do Norte, comunicou que participará dos dois leilões do governo federal para novas linhas de transmissão. Uma delas atende o estado, com capacidade de transmitir 500gw.

A meta do Estado é assumir a dianteira na próxima fase de transformações energéticas, por meio da produção de hidrogênio verde.

Petróleo e gás


A Kerui, maior empresa de petróleo e gás da China, também se reuniu com a governadora e anunciou investimento de 500 milhões de dólares no Brasil, sendo 60% desse valor destinado ao estado do Rio Grande do Norte. A empresa planeja instalar um escritório em Mossoró e construir uma planta de gás natural.



Agricultura Familiar


A agenda é um desdobramento do Acordo de Cooperação firmado entre o Consórcio Nordeste, representando os nove estados da região, e a China em setembro de 2022, visando a Mecanização Agrícola na Agricultura Familiar com maquinários desenvolvidos no país oriental.

Segundo Alexandre, a expectativa é que o maquinário chegue ao Rio Grande do Norte no segundo semestre desse ano para serem testados e validados. 

A cooperação com a China visa superar o baixo índice de mecanização agrícola na agricultura familiar, especialmente do Nordeste, onde, segundo o IBGE (2017), somente 2,3% da agricultura familiar possui mecanização; 0,5% das propriedades nordestinas possuem algum tipo de equipamento para semear e só 0,2 % utilizam algum tipo de equipamento para colher o que produzem.

 Estudos apontam que a mecanização promove aumento de 15% na produção e redução de 30% na emissão de carbono.

Mineração e Gemas

 A governadora Fátima Bezerra esteve no Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), com o vice-presidente Yan Chengyi, onde assinou um acordo de cooperação que irá trazer avanços na implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte. Este é um passo importante para a mineração, especialmente para as pedras preciosas que são extraídas do estado.

O instituto geológico da China participará com treinamento e outros recursos. 

A criação do laboratório de gemas, previsto para ser integrado às instalações do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, irá abrir o mercado internacional para os produtores de pedras preciosas do Brasil, com foco principal na China e Ásia e potencial para atingir outras partes do mundo.

Poste um comentário

comente aqui..