Home




Uma sessão especial do Senado Federal comemorou o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado no último dia 8 de abril. A solenidade, de iniciativa do senador da bancada potiguar Styvenson Valentim, aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com a presença do presidente da Liga Contra o Câncer, Aldo da Cunha Medeiros, do coordenador executivo Luciano Luiz, de pacientes oncológicos, familiares, voluntários, associações e profissionais da saúde.

O parlamentar destacou que chamar atenção para a doença reforça a importância para prevenção e diagnóstico precoce da doença. "Como falar sobre a dor que sentimos quando perdemos alguém? Acredito que podemos chegar antes da partida, com a prevenção, a profilaxia", disse o senador, que relembrou que sua mãe recebeu o diagnóstico e foi paciente da instituição.

Em sua fala, o presidente da Liga, Aldo da Cunha Medeiros ressaltou que os números da doença crescem ano a ano. "O câncer é a segunda maior causa de morte do planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, foram 10 milhões de casos só em 2020. Segundo a União Internacional de Combate ao Câncer, investir U$ 12 bilhões em estratégias de prevenção pode gerar uma economia de U$ 100 bilhões que seriam gastos com tratamentos", enfatizou.

Poste um comentário

comente aqui..