Home



A governadora Fátima Bezerra empossou nesta quinta-feira (04), a médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela substitui o também médico Cipriano Maia que exerceu o cargo no período de janeiro de 2019 até hoje.

Também foram empossadas Leidiane Fernandes de Queiroz na secretaria adjunta da Sesap, Kátia Maria Queiroz Correia, na subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção e Talita Araújo de Souza na chefia de Gabinete.

Lyane será a terceira mulher a comandar a Sesap. A primeira foi Nilma Rodrigues em 1994, e a segunda, Eulália de Albuquerque Alves em 2016.


"Esta solenidade é singular, envolve sentimento de emoção, alegria e, sobretudo, gratidão. Ao dar posse aos novos dirigentes da Sesap externo imensa gratidão ao doutor Cipriano. Somos da mesma geração, lutamos por um mundo fraterno e de igualdade a todos. Cipriano é uma das maiores referências para o RN e para o Brasil. A Cipriano, minha gratidão, meu orgulho pelo seu trabalho, empenho e correção", disse a governadora.


Aos novos gestores, Fátima Bezerra declarou ter "certeza de que a nova equipe manterá a honestidade, ética e dedicação aos serviços públicos. E continuaremos avançando, estamos concluindo a licitação para reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Também para a Policlínica em Canguaretama. Vamos investir R$ 48 milhões nas unidades de saúde e vamos viabilizar o novo hospital de trauma para região metropolitana de Natal".

Cipriano Maia agradeceu a confiança e o apoio da governadora Fátima Bezerra na reconstrução do RN e relatou realizações: "alcançamos muitos êxitos graças a participação ativa e colaboração de todos. Destaco a parceria e relação respeitosa com os municípios, seja com prefeitos ou Cosems. Iniciamos processo de reconstrução do SUS, com muita dificuldade devido à desatenção do Governo Federal e diante da pandemia e da maior crise fiscal e financeira do RN. Mas vencemos a negação da ciência, as fake news e a infâmia. Fortalecemos conselhos, consórcios interfederativos, a vigilância sanitária, qualificamos hospitais regionais, instalamos tomógrafos, raios X, construímos o hospital mulher, reformamos e adequamos unidades, contratamos profissionais, instituímos a Escola de Saúde Pública".


NOVA DIREÇÂO
A secretária empossada, Lyane Ramalho afirmou: "estamos aqui porque queremos fazer diferença na vida das pessoas. O Sistema Único de Saúde exige dedicação e abnegação. Estamos em um momento de virada de chave na saúde pública. Nos últimos quatro anos o Governo do Estado fez muitos investimentos, contratou mais de 3 mil por concurso e 2 mil temporários, investiu na construção e reforma das instalações físicas e equipamentos. Temos hoje uma nova realidade na saúde estadual."

Lyane Ramalho acrescentou que a determinação da governadora Fátima Bezerra é continuar investindo, qualificar a atenção primária na saúde, resgatar a estratégia saúde da família, inaugurar novas policlínicas e fortalecer o SUS. "O SUS precisa de cada um de nós, vamos fortalecer o SUS e atender aqueles que mais precisam, aqueles que muitas vezes focam invisíveis. Com apoio e dedicação da Governadora chegou com a responsabilidade também de promover a política de ação integral de saúde às mulheres. Continuaremos construindo o SUS".


Presença dos Municipios
Prefeito de Patu, Rivelino Câmara falou em nome dos seus colegas: "nós, prefeitos do RN, firmamos parcerias com o Governo do Estado e queremos continuar trabalhando em parceria. Este modelo tem dado resultados, tanto que implantamos a primeira base do Samu no Médio Oeste, região muito distante da capital. Com a governadora Fátima Bezerra, com o secretário Cipriano e com a secretária Lyane Ramalho sei que iremos implantar a segunda base do Samu no Médio Oeste. A Sesap e o Governo do Estado podem contar com todos nós, prefeitos".


A POSSE
O ato solene contou com a participação dos secretários de Estado Olga Aguiar (Semjidh), Iris Oliveira (Sethas), Franscisco Araújo (Sesed); Ivanilson Maia, adjunto do GAC; Guia Dantas, assessora especial; Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto; adjunta da Seap, Armeli Brennand; representantes do Conselho Estadual de Saúde; Conselho Municipal de Saúde; deputados Francisco Medeiros, Isolda Dantas, Divaneide Basílio, Bernardo Amorim, Nilton Diogo; prefeitos de São Gonçalo, Eraldo Paiva; Patu, Rivelino Câmara; Umarizal, Raimundo Pezão; Caicó, Judas Tadeu. Os deputados federais Fernando Mineiro, Natália Bonavides e a senadora Zenaide Maia enviaram representantes. Ainda participaram dirigentes regionais da saúde em todo o estado.

Fotos: Carmem Felix - Assecom/RN

Poste um comentário

comente aqui..