Home


Cida Gonçalves também tratou da Marcha Nacional Contra a Misoginia

A ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves anunciou nesta quarta-feira (03) em Natal a instalação de duas Casas da Mulher Brasileira, sendo uma na capital e outra em Mossoró. A ministra foi recepcionada pela governadora Fátima Bezerra e tratou também da definição da Marcha Nacional Contra a Misoginia. As duas iniciativas integram as políticas públicas dos Governos Federal e Estadual de enfrentamento à violência contra a mulher. Na região Nordeste, o RN é o primeiro Estado a receber a ministra para tratar do assunto.

"Misoginia é o ódio contra as mulheres. Não temos como contar a história das mulheres do Brasil sem citar o Rio Grande do Norte. Por que foi aqui que as mulheres se mobilizaram primeiro e temos uma governadora de coragem e com a determinação de enfrentar os problemas e vencê-los. Há no Brasil hoje um movimento nas redes sociais muito forte contra as mulheres, o Machosfera, que tem 35 milhões de seguidores. Apesar de campanhas em defesa da mulher, a violência aumenta. Tivemos um presidente que xingava jornalistas. Não vamos admitir sermos agredidas, xingadas e mortas", afirmou Aparecida Gonçalves.

A ministra explicou que vai fazer a Marcha com muito diálogo, respeito e solidariedade. “Ouvi do presidente Lula da Silva que as mulheres são prioridade do Governo, e, como prioridade, vamos instalar a Casa da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró. Vamos marchar pela democracia e pela vida das mulheres, com coragem e a garra da mulher brasileira. Venham todos construir conosco o Brasil da dignidade e do respeito", conclamou.

A governadora Fátima Bezerra pontuou que foi eleita para trabalhar pelo bem estar do povo do RN, por melhores condições de vida com respeito e dignidade. “E é disso que trata a campanha que a ministra das Mulheres traz ao nosso Estado. O Rio Grande do Norte é terra onde as mulheres fizeram e fazem história, a exemplo de Nísia Floresta, Alzira Soriano e Celina Guimarães com o primeiro voto feminino em Mossoró".

Fátima Bezerra disse que sua gestão vem fortalecendo a luta das mulheres, cultivando valores da solidariedade, do carinho, do amor. “E a marcha traz dignidade às mulheres. Digo do nosso compromisso de fortalecer cada vez mais a estrutura do Estado de combate à violência. As Casas da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró, anunciadas pela ministra, são uma grande conquista. É apoio, assistência e proteção".

O QUE É?
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. Há hoje sete Casas neste modelo no Brasil. A lista das 40 cidades que receberão as novas construções será anunciada em 30 de maio.

O ato que recepcionou a Ministra foi realizado no pátio da Escola de Governo em Natal e contou com a participação dos secretários de Estado e auxiliares do Governo: Olga Aguiar (Semjidh), Socorro Batista (Seec), Ana Costa (Turismo), Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), Ivanilson Maia (adjunto do GAC), Liane Ramalho (adjunta da Sesap), Armeli Brennand (adjunta Seap), Cecília Maia (UERN), Vanessa Fialho (subsecretaria de Mulheres), Marina Melo (Potigás), Luciana Dalto (Control), Isis Oliveira (Sethas), Ana Cláudia Saraiva (Degepol), Disiane Costa (Defensoria Pública), Major Martini (CBM), Márcia Maia (AGN), Rosinha Fonseca (Arsep), Natécia Nunes (DER).

Ainda participaram Aíla Cortês (vice-prefeita de Natal), Marina Dias (representante da Femurn e prefeita de Jandaíra), deputadas estadual Divaneide Basílio e Isolda Dantas, vereadores em Natal, Brisa Bracchi, Júlia Arruda, vereadoras em Mossoró, Larissa Rosado e Marlene Cunha, vice-prefeita de Currais Novos, Ana Albuquerque, professora Elena, vice-prefeita de Goianinha, Érica Canuto (promotora de justiça), Lia Araújo e Josélia Silva (Marcha Mundial das Mulheres), Mônica Cavalcante (União Brasileira das Mulheres), Ieda Rosete (Federação das Mulheres), Gildênia Freitas (Central Única dos Trabalhadores), Adriana Vieira (Centro Feminista 8 de março), Lidiana Dias (OAB), Luana Bezerra (UMES), Ismarleide Santos (vereadora em Macaíba), Delkiza Cavalcante (vereadora em Assu).
FOTOS: Carmem Felix
Texto:Assessoria do Governo

Poste um comentário

comente aqui..