Home

Localizado entre as praias da Pipa e Sibaúma, unidade ganha estrutura para lazer, atividades socioambientais, educativas e culturais

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o Governo do RN inaugurou o Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), no município de Tibau do Sul, distante 99 quilômetros de Natal. A área agora é assegurada de preservação e conservação ambiental, e também será utilizada em ações nas áreas do turismo, cultura e de aventura, além de pesquisa científica.

A estruturação do PEMP ocorre após 17 anos de criação, através de Lei sancionada em 2006. "Após 17 anos hoje temos concretizado o trabalho de um Governo que tem responsabilidade social e ambiental", afirmou a governadora Fátima Bezerra no ato de inauguração.

A construção da infraestrutura para gestão do PEMP foi possível através da política de compensação ambiental executada nos últimos quatro anos. O investimento foi de R$ 6,6 milhões oriundos das compensações ambientais para instalação de cinco empreendimentos no RN das empresas Aura Mineração, Esperanza (transmissão de energia), Polimix (Cimento Mizu), Hotel Vila Galé e EDP Renováveis.

"Aqui temos um exemplo de trabalho feito em parceria do Governo com a iniciativa privada trabalhando juntos em gesto de responsabilidade social e ambiental", registrou Fátima Bezerra para destacar o empenho da equipe do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Estado (Idema) e demais órgãos da gestão estadual. "Foram mais de R$ 6 milhões investidos em um destino que é dos mais belos do mundo. São com ações concretas, atitudes, gestos efetivos, como este, que expressamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a vida para o futuro do nosso planeta neste momento de transição energética", pontuou.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, enfatizou que o parque promove a "sustentabilidade da área entre as praias de Pipa e Sibaúma, contribui para desenvolver também a parte artística e cultural e representa a integração entre as três instâncias de governo e a iniciativa privada. Tivemos o importante apoio da governadora Fátima, que desde o início de sua gestão nos recomenda total atenção à sustentabilidade e à educação para o equilíbrio ambiental".

A área do PEMP é uma reserva de Mata Atlântica considerada unidade de proteção integral. O Complexo Ecoposto conta com a Sede do Parque Estadual Mata da Pipa, auditório, biblioteca, salas para administração, exposições, cozinha, banheiros, amplo estacionamento, viveiro para produção de mudas de plantas nativas - destinadas à recuperação de áreas degradadas no parque (e no município), casa de apoio a pesquisadores, casa de apoio ao Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (BPAmb). O complexo também vai ser espaço para a atuação dos Conselhos Gestores do Parque Estadual Mata da Pipa e da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras.

Conta, ainda, com Praça de Convivência, denominada Quilombo de Sibaúma, em homenagem à comunidade remanescente do Quilombo de Zumbi, que vai funcionar como espaço para integração da população e visitantes com a história, lazer e a cultura local.

O Complexo Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa é aberto ao público de terça a domingo, no horário das 08h às 18h.

No ato de inauguração a governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado Gustavo Coelho (SIN), Mary Land Brito (Cultura), Francisco Araújo (Sesed), Paulo Varela (Semarh), Procurador-geral em exercício, Duarte Santana; adjunto da Sesed, Osmir Monte; presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares; diretora-geral do DER, Natécia Nunes; diretora da Emprotur, Molga Freire. Também compareceram o vice-prefeito de Tibau do Sul, Manoel Messias; deputado federal Fernando Mineiro, representantes dos deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco Medeiros, representantes das empresas autoras das compensações ambientais, professores, estudantes e populares.
FOTOS: Sandro Menezes - Assecom/RN

Poste um comentário

comente aqui..