Home

GOVERNO DO RN

Com 5.300 atendimentos realizados, a primeira edição de 2023 do programa "Participa Natal nos Bairros" foi um sucesso. A Escola Municipal Maria Alexandrina Sampaio, no Conjunto Parque das Dunas, bairro Pajuçara, sediou no sábado passado (01) a iniciativa que congregou todos os serviços da administração pública municipal, bem como outras ações oferecidas pelos parceiros da Prefeitura. No local, a população teve acesso a serviços nas áreas da saúde, educação, lazer, assistência social, jurídica, entre outros. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou os trabalhos, ao lado da primeira dama, Amanda Dias, e da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, coordenadora do programa, do deputado estadual, Adjuto Dias, e de Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio/RN.

"Tivemos uma participação popular bastante efetiva e expressiva. Iniciativas como essa aproximam a gestão do cidadão, contribuem para uma solução mais ágil das demandas apresentadas, bem como proporciona benefícios importantes em áreas estratégicas, gerando mais cidadania. Vamos seguir buscando efetivar políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida do natalense", destacou Álvaro Dias.

A ação contou com participação das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Políticas para as Mulheres (Semul), Limpeza Urbana (Urbana), Saúde (SMS), Educação (SME), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Governo (SMG), Comunicação Social (Secom), Mobilidade Urbana (STTU), Serviços Urbanos (Semsur), Esporte e Lazer (SEL), Saneamento Básico de Natal (Arsban), Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh) e da Guarda Municipal (GMN/Semdes).

A titular da Sempla, Joanna Guerra, avaliou como muito positiva a retomada do Participa Natal, depois da paralisação nos últimos anos, forçada em virtude da pandemia. Ela ressaltou a importância do evento para a construção de políticas públicas mais eficazes. "O Participa Natal é uma grande oportunidade de escuta e de troca com a população. As pessoas apresentam suas demandas, tiram dúvidas, nós registramos e direcionamos às secretarias responsáveis por essas demandas”, explicou a secretária.

Além das secretarias municipais, o Participa Natal conta com a parceria de empresas privadas e instituições não governamentais. A edição deste sábado, em Pajuçara, teve o apoio da Fecomércio (via SESC e SENAC), Sebrae, Instituto Mix, Exército Brasileiro, UnP, Instituto Atena de Pesquisa Clínica, Cosern, Caern, UNI-RN, Farmácias Santa Fé, OAB-RN, Projeto Odonto Levando Sorrisos, Fribom Picolés e Sorvetes.

Quem buscou os serviços ofertados durante o evento aprovou a iniciativa. O estudante Felipe Richardyson morador do Parque das Dunas foi até ao local para aplicar a vacina antirrábica em seu pet. Ele contou que foi muito bem atendido: "A equipe do Centro de Zoonoses está de parabéns. Meu cachorro foi vacinado, bem como fez o teste rápido do calazar, com atendimento 100%".

A sala para a execução do Cadastro Único, serviço oferecido pela Semtas, foi uma das mais procuradas. A dona de casa Maria da Silva não escondeu a satisfação em atualizar seus dados junto ao órgão municipal de assistência social. "Essa foi uma ótima oportunidade para mim, que moro aqui na região, conseguir essa atualização. Realizei meu cadastro para começar a receber os benefícios sociais", vibrou a moradora do conjunto Parque das Dunas.

Também bastante procurados, os consultórios médicos tiveram uma rotatividade enorme. O pedreiro Josué Peixoto foi atendido pelo clínico geral e recebeu orientações para dar continuidade ao tratamento contra hipertensão. "Tenho problema de pressão alta e o médico me deu alguns encaminhamentos para realização de exames e outros procedimentos. Cuidar da saúde é necessário e hoje saio daqui muito feliz", contou.

Poste um comentário

comente aqui..