Home

Anúncio Publicitário

Governo RN

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem sido de grande relevância e, por conseguinte, tem ocasionado mudanças nos modos de vida. Em uma velocidade impressionante, surgem smartphones com novas funções, computadores cada vez mais potentes e equipamentos de uso pessoal ou doméstico que prometem facilitar a vida das pessoas.

As novas tecnologias têm provocado modificações expressivas no modo de vida da população, tanto nos meios de comunicação quanto nas relações sociais estabelecidas. Aliada à educação, a tecnologia pode oferecer contribuições importantes ao processo de ensino-aprendizagem, tornando mais acessível, interativa e envolvente a maneira como os estudantes aprendem e os professores ensinam.

Trabalhando essa temática, o Colégio Nossa Senhora das Neves, instituição de ensino tradicional da capital potiguar, implementou no seu processo de ensino o projeto “EduBI”. Idealizado pelo coordenador pedagógico, Carlos Moura com o apoio do Assistente Financeiro, Raniery Henrique Avelino, o projeto utiliza um software de gestão de dados para monitorar o perfil e desempenho de cada estudante, inicialmente a partir dos resultados dos simulados SAS ENEM.

O principal objetivo do EduBI é observar a evolução e o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo com números precisos, permitindo planejar as formações pedagógicas, com tomadas de decisão e intervenções de curto prazo, impactando diretamente no resultado obtido pelos alunos. O projeto já está sendo utilizado em todas as turmas do Ensino Médio do Colégio das Neves. No pré-vestibular os resultados das avaliações tiveram um crescimento exponencial no último trimestre.

“Com o EduBI conseguimos acompanhar, por exemplo, a evolução das notas dos estudantes ao longo do trimestre relacionada aos conteúdos estudados, podendo dessa forma, identificar os pontos de fragilidade das temáticas abordadas e orientar as formações pedagógicas, corrigindo o desempenho dos jovens”, destaca o coordenador responsável pelo EduBI, Carlos Moura.

Além disso, é possível avaliar as questões comportamentais do estudante dentro do ciclo de formação. “Todos os aspectos que dizem respeito ao cognitivo, a aprendizagem, ao comportamento e as questões socioemocionais também são possíveis de monitorar através de dados do EduBI. Dessa maneira, temos uma previsão de como é o comportamento e as tendências desse aluno ao longo do ano letivo”, explica Moura.

O projeto EduBI é pioneiro em tecnologia na educação do Brasil e venceu na categoria Inovação a 4ª edição do Prêmio Escolas que Inspiram do Fórum de Mantenedores do SAS, evento de grande relevância da área, que acontece nesta semana em São Paulo.

Para a diretora da instituição, Irmã Marli Araújo da Silva, o reconhecimento do EduBi a nível nacional é fruto de um trabalho constante de investimento no ensino, pautado no progresso do estudante. “Buscamos nos adaptar as novas tendências tecnológicas, utilizando essa ferramenta como apoio ao ensino, para que o nosso estudante possa ter o melhor rendimento possível dentro de sua capacidade de aprendizagem”, pontuou a diretora.

Poste um comentário

comente aqui..

Anúncio Publicitário

Detran RN

Anúncio Publicitário

Prefeitura de Natal

Anúncio Publicitário

Governo RN