Home

PREFEITURA DO NATAL

Nesta quarta-feira (1º de novembro) se comemora o Dia do Veganismo. O movimento atrai cada vez mais pessoas que deixam de comer carne animal e derivados. O cálculo é que 30 milhões de brasileiros sejam vegetarianos e pelo menos 7 milhões veganos, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira.

Os simpatizantes da alimentação à base de legumes, frutas, folhagens – sem quaisquer produtos de origem animal – defendem que não é preciso maltratar, nem matar bichinhos para comer bem e nutrir o corpo humano.

Uma das provas da adesão à causa está na internet. De janeiro de 2014 a dezembro de 2022, houve um aumento de 660% no volume de pesquisas em torno do termo “vegano” no Brasil.

Celebridades veganas e vegetarianas

No Brasil e no exterior, cada vez mais famosos se tornam vegetarianos e veganos.

Entre os brasileiros, a apresentadora Xuxa, 60 anos, foi uma das precursoras.

A lista inclui os atores Rodrigo Santoro, Emiliano D’Ávila e Cléo Pires, o músico João Gordo e a modelo Yasmin Brunet, entre outros.

No exterior, Paul McCartney e Anne Hathaway, desfilam entre tantos outros.

Amor e proteção aos animais

Vegana e vegetaria, Patrícia Varela, de 49 anos, é professora de ioga, e decidiu abandonar a prática de comer carne por amor aos animais. Hoje ela administra um santuário que protege vários bichos em Minas Gerais.

“Sou vegana há 10 anos, vegetariana há 27. Fiz Processamento de Dados, mas me formei professora de ioga, profissão que exerço hoje. Sou guardiã do Santuário há 10 anos”, contou em entrevista ao Só Notícia Boa

Patrícia e o marido, Vitor Favano, administram desde 2013 o Santuário Vale da Rainha, uma ONG que cuida de animais resgatados em Camanducaia, MG.

E ela adora fazer comidas veganas: “Cozinhar é um ato de amor. Amor que cuida não só de pessoas, mas também do meio ambiente e dos animais. Cozinhar é revolucionário, é consciência colocada em ação. Cozinhar pode curar e sanar, proteger e acariciar. Cozinhar é partilha e alquimia”, lembrou

Diferença entre vegetarianos e veganos

É preciso diferenciar os vegetarianos dos veganos.

Ambos são movidos pela ética e o combate à exploração animal.

Por sua vez, os veganos não aceitam comer nem produtos de origem animal, como ovos, queijo e manteiga, nem para higiene, vestuário e medicina.

Já os vegetarianos se opõem a matar animais para alimentação, porém aceitam o consumo de subprodutos de origem animal, como leite e ovos.

O que pensam os veganosAfirmam ser um estilo de vida não comer carne e derivados
Rejeitam quaisquer alimentos oriundos de animais, incluindo mel, leite e ovos
Informam ser movidos pela ética e o amor ao próximo

O que pensam os vegetarianosAdotam a alimentação por motivos pessoais, de religião, ética ou saúde
Podem, se quiserem, consumir produtos de origem animal exceto carnes em geral
Assumem-se como: ovo-lacto vegetarianos, que consomem laticínios e produtos com ovos; lacto-vegetarianos, aqueles que comem lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, e ovo-vegetarianos, abrem exceção para os ovos.

Estilo de vida

A ONG Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo pesquisa o aumento do interesse por esse novo estilo de vida no Brasil.

A nutricionista Alice Coca, da UBS Jardim Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM, destacou a importância de tomar medidas de precaução ao assumir o novo estilo de vida.

“Não é uma decisão fácil, mas, se tomada, é preciso que existam cuidados para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas”, ressaltou.

Cardápio balanceado

Antes de assumir o novo estilo de vida, é importante tomar precauções como buscar um cardápio balanceado.

Segundo a nutricionista, é preciso com o auxílio de um profissional, desenvolver um plano de alimentação equilibrado, incorporando diferentes fontes de proteínas, frutas, legumes, grãos, folhas e vegetais.

“É fundamental buscar as melhores maneiras para se obter ferro, cálcio e outras vitaminas essenciais para o organismo”, disse.

Leia mais notícia boaPorquinho esperto foge de matadouro e se abriga em santuário de animais

Cientistas buscam fósseis de dinossauro vegetariano de 3 metros de altura

França troca descartáveis por copos, pratos e talheres reutilizáveis

Suplementos alimentares

Alice Coca sugeriu ainda a inclusão de suplementos alimentares, que podem variar de acordo com as necessidades de cada pessoa.

“Um suplemento que pode ajudar a potencializar a dieta é a Vitamina B12, bastante presente em alimentos de origem animal, como carnes, atum, ovo cozido e leite. Ela ajuda no funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, além de melhorar a disposição física e mental. A sua falta pode gerar graves problemas de saúde”, reforçou.

Outra sugestão é incluir Vitamina D e Ômega-3
.

Fonte:SóboaNoticia


Poste um comentário

comente aqui..