Home

Natal


Para recuperar áreas degradadas, das reservas legais e preservação permanente, através do enriquecimento da cobertura florestal, bem como melhorar a qualidade de vida da população residente em nove municípios localizados no estado do Rio Grande do Norte, se faz necessário uma quantidade significativa de mudas, que serão produzidas em viveiros parceiros do projeto. Por isso, até 2027 o Projeto Vale Sustentável, em parceria com a Petrobras, vai produzir 222 mil mudas de espécies nativas e frutíferas.

Para atender as ações de restauração florestal que serão desenvolvidas nos município de Assú e Guamaré, onde serão reflorestados 200 hectares de áreas degradadas, serão produzidas em viveiros parceiros do projeto 200 mil mudas de 48 espécies do Bioma Caatinga.

Essa ação desenvolvida em parceria com a Petrobras contribuirá diretamente para a preservação desse importante Bioma, através da proteção das espécies florestais, manutenção da biodiversidade, proteção dos solos e dos recursos hídricos, a absorção de carbono da atmosfera, combate às mudanças climáticas e ao avanço do processo de desertificação.

Para o fortalecimento da agricultura familiar serão produzidas 22 mil frutíferas de 20 espécies que fortalecerão os quintais produtivos e a arborização de escolas públicas.

A partir de agora, o Projeto vai atuar em 25 comunidades rurais e nove sedes municipais no Rio Grande do Norte - Assú, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue e Serra do Mel. Além do reflorestamento, as atividades se concentram em ações de educação ambiental, limpeza de rios e praias, capacitações de agricultores, implantação de meliponários, e quintais produtivos, abastecimento de água e reuso de águas cinza.

Segundo o Coordenador do Vale Sustentável no estado, Elisângelo Fernandes, as ações impactam positivamente no dia a dia dos beneficiários. "Podemos observar nestes 10 anos do projeto, a mudança no cotidiano de centenas de potiguares. É notório que as atividades modificam o cenário rural, seja de forma social, ambiental ou até mesmo econômica. Crianças, jovens e adultos do campo estão vivenciando oportunidades de aprendizado e convivência com o semiárido. Desde a implantação dos viveiros, ao cultivo e o plantio das mudas na caatinga, as atividades incentivam a permanência no campo", afirmou.

O projeto Vale Sustentável é uma realização da Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Poste um comentário

comente aqui..