Home


O professor Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, foi entrevistado pela CNN Brasil na manhã deste dia 01 de janeiro de 2024. O assunto abordado pela jornalista Elisa Veeck foi o terremoto de 7,6 que atingu o Japão e gerou alerta de tsunami no país, e outras nações da região.

Aderson disse que o Japão é uma ilha que está no contato de várias placas tectônicas de muita energia. "Quando essa energia não pode ser mais acumulada, ela é liberada na forma de vibrações, terremotos, com potencial de magnitude acima de 7, 7,5, 8, e até de 9 como foi o de 2011 em Fukushima. Os primeiros 100 kms de profundidade são capazes de acumular energia e liberar na forma de terremotos. Esse do Japão rasgou a litosfera por centenas de kms que durou 40, 45 segundos, disse.

Quanto aos tsunamis, Aderson explicou que é preciso saber exatamente como o solo oceânico se comportou. Eles não tem certeza ainda de todos os parâmetros, disse. 

O Japão é um dos países mais preparados para enfrentar os terremotos naturais, os quais não temos controle, apenas podemos diminuir seus riscos com ações de mitigação, complementou Aderson Nascimento.

Poste um comentário

comente aqui..