O professor Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, foi entrevistado pela CNN Brasil na manhã deste dia 01 de janeiro de 2024. O assunto abordado pela jornalista Elisa Veeck foi o terremoto de 7,6 que atingu o Japão e gerou alerta de tsunami no país, e outras nações da região.
Aderson disse que o Japão é uma ilha que está no contato de várias placas tectônicas de muita energia. "Quando essa energia não pode ser mais acumulada, ela é liberada na forma de vibrações, terremotos, com potencial de magnitude acima de 7, 7,5, 8, e até de 9 como foi o de 2011 em Fukushima. Os primeiros 100 kms de profundidade são capazes de acumular energia e liberar na forma de terremotos. Esse do Japão rasgou a litosfera por centenas de kms que durou 40, 45 segundos, disse.
Quanto aos tsunamis, Aderson explicou que é preciso saber exatamente como o solo oceânico se comportou. Eles não tem certeza ainda de todos os parâmetros, disse.
O Japão é um dos países mais preparados para enfrentar os terremotos naturais, os quais não temos controle, apenas podemos diminuir seus riscos com ações de mitigação, complementou Aderson Nascimento.