Home


A materia merece toda atenção. O jornal Nexo mostra o alarmante numero de denuncias contra o abuso e exploração sexual infantil 


O número de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateu recorde no Brasil em 2023, segundo a ONG Safernet. Foram 71.867 denúncias desse tipo de crime, o maior volume da série histórica, que começou em 2006. Na comparação com 2022, o crescimento foi de 77,13%.

O dado foi divulgado nesta terça-feira (6), Dia da Internet Segura.

As queixas foram recebidas pela organização não-governamental por meio de uma central operada em parceria com o Ministério Público Federal. A ONG aponta três fatores principais que contribuíram para o aumento: a popularização da inteligência artificial generativa para a criação desse tipo de conteúdo, a proliferação da venda de pacotes com imagens de nudez e sexo por adolescentes e as demissões em massa nas big techs, com cortes em equipes essenciais para o controle das plataformas.

O número de denúncias de violações de direitos humanos na internet no geral também foi recorde no país em 2023. Foram mais de 101 mil queixas de crimes do tipo, também o maior da série histórica. Os dados correspondem a denúncias únicas, que são links reportados pela primeira vez à Safernet. A organização explicou em seu site que agrupa ou descarta os denunciados repetidamente. As queixas são então encaminhadas ao Ministério Público Federal, que as analisa e investiga.

Fonte:Jornal Nexo


Poste um comentário

comente aqui..