Home

 

O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (15), em Mossoró, para falar sobre as medidas que estão sendo tomadas em relação à fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, na última quarta-feira (14).

Ele disse que a "prioridade é a recaptura" dos fugitivos e adiantou que foi instaurado inquérito policial pela Policia Federal, e administrativo pela Secretaria Nacional, para apurar as causas da evasão. "A única coisa positiva é a oportunidade de aprimorar todos os processos e assegurar à população que as unidades vão manter todo o padrão de segurança e que mantenha essas pessoas segregadas", falou.

Sobre a fuga
"A dinâmica do fato será precisa, temos uma noção mas será confirmada tecnicamente", até para responsabilização funcional, disse o secretário. "Estamos concluindo a pericia e, ao mesmo tempo, coordenando as operações de buscas desses indivíduos".

Garcia disse também que a Polícia Federal está em alerta, "isso não quer dizer que estejam fora do país", adiantou. 

O interventor e as notícias

O secretário não adiantou o nome do policial interventor indicado para a direção do presídio, em respeito à segurança desse profissional. 

Sobre o arrombamento de uma residência na região, André Garcia não confirmou. "Tudo que for falar sobre o que está sendo feito pode atrapalhar nosso trabalho", disse. 

O secretário negou qualquer relação entre a fuga e a presença de Fernandinho Beira-Mar na unidade, "Não tem relação entre o custodiado e o fato". 

Por fim, André Garcia disse "lamentar muito que um sistema como o nosso tenha sido maculado desta forma, mas, a garantia que temos, e que damos aos senhores e senhoras, e à população brasileira, é que esse fato não vai se repetir".

Poste um comentário

comente aqui..