Home


A deputado Divaneide Basílio (PT) quer transformar a Árvore do Amor, em Barra de Maxaranguape, em patrimônio cultural, ecológico e turístico do estado. Em fevereiro ultimo, a famosa arvore teve suas raizes cortadas por vandalos.

O assunto rendeu materia da Folha de São Paulo que denunciou o ato criminoso. "Ponto turístico no Cabo de São Roque, na praia de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, a "árvore do amor" amanheceu nesta quarta-feira (28) com parte de suas raízes cortadas em um ato que a administração municipal acredita ter sido de vandalismo.

A Prefeitura de Maxaranguape registrou um boletim de ocorrência e acionou órgãos ambientais como o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) do Rio Grande do Norte e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) para que o caso seja investigado."

Diante disse, a deputada apresentou no dia 08 de março, Projeto de Lei no parlamento Estadual,  com o intuito de proteger a arvore ja incorporada ao patrimonio turistico da região. "Com isso, a gente garante uma política de preservação para esse lindo cartão postal do nosso estado e reforça seu potencial turístico.", justificou a parlamentar.

Composta por duas Gameleiras que se uniram naturalmente para resistir aos fortes ventos da região é mais do que um fenômeno botânico. Ela representa uma lenda popular que transcende gerações, sendo um símbolo de união, amor e permanência. A tradição de que casais que se beijam debaixo da árvore nunca se separam é parte integrante da cultura local, contribuindo para a identidade e história do povo do Rio Grande do Norte.

Poste um comentário

comente aqui..