Home

Autorização foi cancelada em 2022 pelo Governo Federal

Em reunião com a Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs da Câmara dos Deputados, com a Federação das Indústrias do RN e instituições do setor o Governo do Rio Grande do Norte decidiu na ultima sexta-feira (22) criar grupo de trabalho para estudar a retomada do processo para instalação de uma zona de processamento de exportações no município de Macaíba.

A ZPE de Macaíba foi autorizada há 14 anos, mas em 2022 foi cancelada pelo Governo Federal. Agora a Câmara dos Deputados e o setor empresarial do RN buscam retomar as iniciativas para instalação. 

Autoridades 
Para isso, a governadora Fátima Bezerra criou um grupo de trabalho (GT) coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e integrado pela Agência de Fomento do RN (AGN), Fiern e prefeitura de Macaíba para estudar a melhor forma de retomada do processo.

O GT vai trabalhar com duas possibilidades. A primeira reverter a decretação de caducidade emitida pela Governo Federal em 2022. A segunda criar uma nova proposta de ZPE para Macaíba. O GT terá a participação também do deputado federal Fernando Mineiro, que na Câmara dos Deputados também atua junto à Frente Parlamentar das ZPEs, presidida pelo deputado Florentino Neto.

A governadora Fátima Bezerra considerou "importante estarmos todos aqui, representante do Estado, da indústria, do Banco do Nordeste do Brasil e das ZPEs compartilhando ideias, inclusive casos de sucesso como o de Parnaíba, no Piauí, para retomarmos o debate. Não podemos negar a importância das ZPEs", registrou. Ela ainda anunciou que vai levar o assunto à Câmara de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Nordeste. "No Consórcio Nordeste poderemos dar maior peso político às medidas que poderemos tomar", argumentou a governadora que também é presidente do colegiado que reúne os governadores da região.

"Vejo as medidas tomadas hoje como um grande passo para retomar o processo da ZPE", afirmou Auri Simplício, presidente da Azmac (Associação da ZPE de Macaíba). Presidente da FIERN, Roberto Serquiz pontuou a importância de retomar o processo e "agradecemos o apoio e o compromisso da governadora Fátima Bezerra".

O deputado federal Fernando Mineiro lembrou que "há 30 anos se discute ZPE no RN e destacou a importância de Macaíba, inclusive por sediar o Parque Tecnológico do RN. Estamos tentando resgatar o projeto que pode favorecer o desenvolvimento sustentável com geração de empregos e renda".

A ZPE de Macaíba tem área de 162 hectares e capacidade para 40 indústrias. Seria a primeira ZPE privada do país. O local fica situado na Reta Tabajara, proximidades da BR-304.

Os envolvidos

Também participaram da reunião Edvaldo Emídio, secretário de assuntos de governo de Macaíba; Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de ZPEs; Antonio Lacerda, vice-presidente da Fecomércio RN, Isaias Revoredo, presidente CDL Macaíba; Pedro Rocha, da secretária de Desenvolvimento do Maranhão; Álvaro Noletto, presidente da ZPE de Parnaíba-PI; Adilson Reis, presidente da ZPE de Cáceres, no Mato Grosso; Marconi Campelo, da Companhia Docas da Paraíba; Aldemir Freire, diretor de planejamento do BNB; Mario Viveiros, assessor da Associação Brasileira de ZPEs.


Representantes do Governo do EstadoA governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado Virgínia Ferreira (Seplan), Carlos Eduardo Xavier (Sefaz), Daniel Cabral (Comunicação), Ivanilson Maia, adjunto do GAC, Sílvio Torquato adjunto da Sedec; Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Sedec; Márcia Maia, diretora-presidente da AGN; Keples Santos (Idema); Luiz Antônio Marinho (PGE), Pedro Lima (Consórcio Nordeste). Ainda compareceu o deputado estadual 




Poste um comentário

comente aqui..