Home

GOVERNO DO RN


“Reizo”, um documentário que aborda as ricas tradições dos Grupos de Boi de Reis no Rio Grande do Norte, vai realizar uma sessão de pré-estreia em Natal, nesta terça-feira (30) às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, como parte do evento Abril das Artes. A entrada é gratuita. Durante o dia haverá sessão destinada para alunos de escolas públicas, seguidas por debates.

Produzido por Felipe Campos Chaves e dirigido por Júlio Castro, “Reizo” nasce da urgente necessidade de preservar e celebrar as tradições dos Bois de Reis, um patrimônio cultural imaterial fundamental para a identidade local. O filme visa proporcionar uma imersão autêntica nas raízes desta expressão cultural, contribuindo para a sua perpetuação.

Mais do que um filme, “Reizo” serve como um instrumento para a preservação e celebração de uma herança cultural única. Ao documentar de forma significativa estas tradições, o filme enriquece nossa compreensão da diversidade cultural e histórica. Ele destaca a importância da preservação cultural, ao registrar autenticamente os grupos de Bois de Reis no estado.

“Reizo” oferece uma abordagem sensível, respeitosa e artística, conduzindo o espectador por uma jornada emocional que ressalta a importância de manter vivas as tradições. O projeto não só informa, mas também inspira os espectadores a se conectarem com suas próprias raízes e a celebrar a diversidade que faz do Brasil um mosaico cultural.

O documentário contou com o patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Brisanet e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, e foi realizado por uma equipe diversificada de profissionais do audiovisual do estado. Filmado em 2023, o projeto registrou 13 grupos de Boi de Reis do RN e foi recentemente contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, permitindo a produção de versões acessíveis em libras, legendagem descritiva e audiodescrição e cópia em DCP.

Poste um comentário

comente aqui..