Home

GOVERNO DO RN

Foto: Funcarte

 Nesta sexta, a partir das 16h30, a Prefeitura do Natal,através da Secretaria de Cultura, fará a entrega da obra de requalificação do Teatro Arena Esperança, na Zona Oeste de Natal. O equipamento destinado à cultura e ao entretenimento se localiza no coração do bairro Cidade da Esperança. Ganhou mural de grafite de artistas potiguares selecionados através de edital e um trabalho de mosaico inédito.

O Teatro Arena Esperança foi requalificado com revestimento em ladrilhos totalizando 105 metros quadrados, sendo calculado uma base de aproximadamente 111 mil cortes de cerâmicas, fragmentadas uma a uma em trabalho manual. Sua aplicação parte de desenhos envolvendo mitologia grega e nascimento da mãe “Terra”, se constituindo dos elementos: água, terra, fogo e ar. Traduz homenagem afetiva aos artistas do bairro nominando-os e os alegorizando por suas práticas culturais.

A ideia do revestimento em mosaico do Teatro Arena Esperança surgiu no período do projeto Escadaria de Mãe Luiza, quando uma das mosaicistas, Gildeci Pereira, moradora do bairro trouxe a ideia de pertencimento com o objetivo principal de resgatar a cultura do território criativo sabendo ela da importância daquele teatro para comunidade.

Compartilhou a ideia com as mosaicistas Rosângela Mello e Mariana Farias de revestir os espelhos da arquibancadas e o espelho do palco com painéis artísticos na linguagem mosaico. "Começamos a estudar como desenvolver a arte voltada para a história envolvida no espaço destinado. Surgindo assim a ideia do "O Sopro de Dionísio”, conta Gildeci.

A intervenção em mural de grafite no Teatro Arena Esperança tem 120 metros quadrados. Foi desenvolvida por um grupo de artistas através de credenciamento realizado pela Secretaria de Cultura de Natal.

Durante a entrega da requalificação do Arena Esperança acontecerá intervenção de grafite com os artistas Rharo, Gil, Rafael e Val, apresentação de B Girls, Performance Terra, apresentação de Analuh Soares, Batalha de Rimas da Esperança além de danças e homenagens. A revitalização do Teatro Arena Esperança faz parte da implementação de política pública voltada para áreas periféricas de Natal.


Tag: FUNCARTE, SECULT | Publicado em: 04/04/2024


Poste um comentário

comente aqui..