Home

GOVERNO DO RN

 

A multiartista Sunsarara e o breakdancer Snook Fúria realizam intervenções artístico-esportivas em programações culturais que antecedem os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Potiguares estão realizando intervenções como parte de uma série de eventos artísticos internacionais que antecedem os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris: Sunsarara, artista visual e performer e Snook Fúria, atleta de breakdance. 


As ações são resultado do trabalho de engenharia cultural desenvolvido pelas norte-rio-grandenses Agathae e Nízia Montecinos em parceria com o Consulado Geral da França no Brasil.


Dia da Cultura urbana Brasileira
Nesta quinta-feira, 13 de junho, em Saint-Ouen, França, Sunsarara e Snook Fúria, ao lado da artista visual Mag (São Paulo), farão suas intervenções dentro do Dia da Cultura Urbana Brasileira, promovido pela agência cultural Terrart, gerenciada por Nízia Montecinos. 

O Dia da Cultura Brasileira é uma ação do Lab Urbano Paris 2024 - LAB24, que promove iniciativas para liberar as fronteiras entre a arte e o social por meio de atividades que valorizam a arte urbana. É coordenado pela associação cultural Pixo, sob direção de Agathae Montecinos.


OS POTIGUARES

As performances dos potiguares se somarão à inauguração do mural KOBRA, trabalho do brasileiro Eduardo Kobra. A inauguração acontece como resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Saint-Ouen e o Comitê Olímpico Brasileiro, dentro projeto “Seja seu próprio herói” realizado pela esgrimista Nathalie Moellhausen e pelo muralista Kobra.

Em Paris, Sunsarara já executou dois murais dentro do LAB24 e participou de duas oficinas de gravura, além de mesas-redondas sobre arte e cultura no Brasil. Snook Fúria disputou um campeonato de breakdance europeu em Paris e Saint-Ouen e participou do evento The King of Breakers no último dia 08, também em Paris. 

O atleta também ganhou um mural com sua imagem na mesma cidade, obra do artista Bust The Drip e participará de intervenções no Spot24, centro dedicado às culturas urbanas dos Jogos Olímpicos, localizado no “pé” da Torre Eiffel.


Sunsarara
Faz intervenções na rua com lambe-lambes, pixos, estêncil, stickers, grafites, performances, instalações. É Mochileira, Interventriz Urbana, Articuladora, Oficineira, Tatuadora, Produtora Cultural & Gestora do Ateliê SunSarara e do Centro Cultural Goiamum das Artes em Macaíba (RN). 

Recebeu os seguintes prêmios: 1º lugar no 1º Salão de Cores da Cidade - Macaíba (RN) - 2021 e 1º lugar no Festival de Ponta a Ponta: Batalha de Sketches Letras (PB) - 2020. Sunsarara também realizou intervenção artística na Vila de Ponta Negra, em Natal, em novembro de 2023 dentro do INArteurbana ao lado da francesa Kashink.


Snook Fúria
Michel Adriano, nascido em Cuité/PB e iniciou-se na breakdance aos 9 anos de idade, em 2007. Radicado em Natal desde 2016, entrou para o crew/grupo Jesus Flava Gang, uma das mais antigas em atividade no Hip-Hop Potiguar e, em 2020 entrou para o Coletivo Gang Gangrena de João Pessoa/PB. 
Atleta premiado em vinte competições entre 2021 e 2024, recentemente foi selecionado para um campeonato de breackdance na Eslováquia.

Poste um comentário

comente aqui..