A Ministra da saúde Nísia Trindade receberá o título honorífico de Cidadã Norte-rio-grandense no próximo dia 2 de setembro, às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Ministra, primeira mulher a ocupar este cargo, é uma figura de destaque na área da saúde e da ciência no Brasil. A sessão solene acontece no plenário da Casa.
A proposta para a homenagem é da deputada Divaneide Basílio (PT RN), que é autora do texto subscrito pelos deputados Isolda Dantas e Francisco do PT, em reconhecimento ao trabalho da Dra. Nísia Trindade, especialmente durante o período crítico da pandemia de Covid-19. Uma contribuição fundamental para a saúde e para o bem-estar da população brasileira.
"É muita satisfação e orgulho conceder o título de cidadã potiguar à Ministra Nísia, junto aos meus colegas de bancada. Sua dedicação incansável à saúde pública merece reconhecimento, principalmente em defesa da democracia e contra o negacionismo, por isso, esse momento de tributo à sua contribuição é também um agradecimento em nome do povo potiguar", declarou Divaneide, autora da proposição.
QUEM É NÍSIA
Nísia Trindade Lima é Doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com uma trajetória notável, foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2022, período durante o qual a instituição se destacou globalmente pela produção de vacinas e pesquisas essenciais para o enfrentamento da pandemia. A Fiocruz, sob sua liderança, consolidou ainda mais seu papel como um centro de excelência em ciência e tecnologia, enfrentando os desafios impostos pela crise sanitária.