Foto: Rennê Carvalho / Prefeitura de Natal
Natal é uma das duas capitais nordestinas na qual o prefeito atual não poderá concorrer, por já ter sido reeleito no último pleito.As noves capitais no Nordeste reúnem, nas eleições de 2024, mais de 60 candidatos disputando o comando de cidades como Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
O Diário do Nordeste realizou um levantamento sobre o cenário que antecipa o pleito nestes colégios eleitorais e detalhou, por ordem alfabética, cada uma das candidaturas colocadas à disposição para o eleitorado.
Natal (RN)
A capital potiguar é uma das municipalidades em que, em razão de limitações constitucionais, o prefeito não poderá tentar outra reeleição. Cada um com a sua estratégia, seis postulantes entraram na briga pela maioria dos votos do colégio eleitoral.Por ordem alfabética, Carlos Eduardo (PSD) abre a relação de prefeituráveis que concorrem ao Palácio Felipe Camarão, sede da gestão municipal natalense. O ex-deputado estadual Jacó Jácome (PSD) é o candidato a vice. A coligação que apoia a chapa de Eduardo e Jácome é formada por PSD e DC.
O bispo Heronildes Silva (PRTB), o "Hero", está como candidato a prefeito ao lado de outro religioso, o pastor evangélico Antônio Bento (PRTB), que assumiu a missão de ser o candidato à Vice-Prefeitura. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) está isolado na eleição municipal de Natal.
O sociólogo Fernando Santos (PSTU), o "Nando Poeta", integra uma "chapa pura" com o jornalista Tiago Silva (PSTU). O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não compõe coligação no pleito da capital do Rio Grande do Norte.
O Partido dos Trabalhadores (PT), da governadora Fátima Bezerra, escolheu a deputada federal Natália Bonavides (PT) para concorrer à gestão de Natal. Milklei Farias (PV) é o vice-prefeito na chapa de Bonavides. A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), o PDT, o MDB e o PSB compõem a coligação representada pela parlamentar.
Paulinho Freire (União), outro membro da Câmara dos Deputados, está na corrida pelo Executivo municipal natalense. Candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (REP), o deputado federal tem a ex-secretária de Planejamento do Município Joanna Guerra (REP) na condição de vice. Além dos partidos de Freire e Guerra, estão na coligação que os apoia a Federação PSDB-Cidadania, o PP, o Podemos, o Solidariedade e o PL.
O ex-deputado federal Rafael Motta (Avante) completa o rol de candidaturas disponíveis para o eleitor de Natal em outubro. O servidor público aposentado José Abdon (Avante) é o candidato a vice-prefeito. O Avante não formalizou coligação para o pleito municipal deste ano.