Salve uma vida!
O indice bastante alarmente de pessoas que morrem engasgados no Brasil, mais de 3 mil pessoas conforme as estatisticas, chamou atenção dos profissionais da Cooperativa dos Anestesiologistas do RN (COOPANEST-RN), e da Sociedade de Anestesiologia do RN (SAERN) que buscaram parcerias para desenvolver um projeto coletivo de alerta e salvamento.
A campanha tem como foco a redução de mortes causadas por engasgo, por meio da ampla divulgação de como identificar o problema e das técnicas necessárias para revertê-lo. A cooperativa e a sociedade irão oferecer o curso às instituições parceiras, com o intuito de multiplicar esse conhecimento em todo o Rio Grande do Norte.
Em união com os poderes Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a sociedade civil uma campanha do setor de turismo irá promover a divulgação do sinal universal de engasgo e a realização do Curso Salve uma Vida.
PROCURE SEU MÉDICO
Caso os episódios de engasgo sejam frequentes, é necessário que a pessoa faça avaliação médica para detectar alguma patologia.
Segundo o presidente da Cooperativa, o médico Vinícius Luz, os casos graves de engasgo podem levar à morte em minutos. Dados mostram que essa é a causa da morte de, aproximadamente, 3 mil pessoas por ano, só no Brasil. As principais vítimas são crianças e idosos.
As instituições que estão abraçando a causa estão o TRT/RN, TRE/RN, MPRN, Fecomércio, Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Turismo de Natal, além Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), ABIHRN, Sindetru/RN e Sindbuggyrn.
O objetivo do grupo é focar a campanha na alta estação para tentar diminuir o número de mortes no Rio Grande do Norte.
Caso os episódios de engasgo sejam frequentes, é necessário que a pessoa faça avaliação médica para detectar alguma patologia.