Home



Natal está em fase de implantação do Método Wolbachia no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em parceria com a equipe da World Mosquito Program (WMP Brasil), iniciaram as ações de educação para informar a população sobre como funciona o método e como será o trabalho desenvolvido no território.

O Método Wolbachia consiste na liberação de insetos com a Wolbachia (uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, mas que não estava presente no Aedes aegypti) na natureza para que eles se reproduzam com os Aedes aegypti locais, estabelecendo assim uma população de mosquitos com Wolbachia e incapazes de desenvolver e transmitir o vírus de arboviroses como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela para as pessoas. Por ser uma bactéria específica de insetos, não há risco de transmissão da Wolbachia para humanos ou outros mamíferos.

O município iniciou a fase de Engajamento Comunitário, etapa que acontece antes do início da liberação dos Wolbitos (como são chamados os insetos com a Wolbachia) no território. A segunda fase de implementação consiste em compartilhar informações sobre o que é o método e como será o trabalho que será iniciado na capital.

Poste um comentário

comente aqui..