Hoje 20 de Março, primeiro dia do outuno e inicio da festa em torna da água, nossa principal riqueza natura, crucial para a vida na terra. Durante a semana será desenvolvida uma serie de eventos para retificar a data. O governo do RN estabeleceu o tema “proteção das águas potiguares”, para trabalhar durante o periodo de comemorações.
Em solenidade na Rampa, a governadora Fatima Bezerra falou sobre as ações do governo do estado na construção de reservatorios e na preservação dos recursos hídricos do Estado. “Avançamos muito nesses últimos anos e mostramos os resultados como o programa Água Doce, que recuperou mais de 90 equipamentos de dessalinização, garantindo que as famílias de comunidades do interior tenham acesso a água, o RN Mais Água, que trata da perfuração de poços e o programa açude mais seguros. Temos avançado cada vez mais e estamos chegando mais perto das comunidades, cuidando das pessoas, garantindo o abastecimento humano, animal, promovendo a plantação, a colheita. Isso tudo é resultado do trabalho do governo do RN”, disse.
A governadora informou que em abril, o IDEMA retoma o projeto do Barco Escola”, que leva os estudantes de escolas públicas a passeios de navegação pelas águas do Rio Potengi, principal rio do RN que banha a cidade de Natal.
Além, é claro, de referendar a inauguração do Complexo Hidrossocial Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN), teve seu barramento principal concluído. Com capacidade para 742,6 milhões de metros cúbicos, segundo maior em volume do RN, o reservatório integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A obra custou R$ 893 milhões.
A Semana da Água de 2025 tem o patrocínio da ET Encalso, Quanta Consultoria, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), além do apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação José Augusto, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua), Sterbom e Receita Federal
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 2025:
17/03: abertura oficial no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, apresentação do cenário hídrico do estado e atrações culturais.
18/03: trilha ecológica e mutirão de limpeza na nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá, além de exibições do projeto “Kurta na Kombi” em Lajes e Poço Branco.
19/03: Inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, com a presença do presidente Lula.
20/03: Eventos sobre segurança hídrica em Caicó, Portalegre e Coronel João Pessoa, incluindo a entrega do Selo Verde de Proteção da Nascente do Rio Coité.
21/03: Visita técnica à nascente do Rio Coité e trilha ao Rio Pinga, além da mesa-redonda “Água, Gênero, Interseccionalidade e Vulnerabilidade” e premiação do concurso “Inovação das Águas Potiguares”.
22/03: Encerramento com visita ao sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, incluindo trilhas e visita à Estação de Tratamento de Efluentes.