Home


Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Dr. Shimon Sakaguchi receberam o Prêmio Nobel de medicina por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica.

Brunkow, 64, é gerente sênior de programas no Instituto de Biologia de Sistemas em Seattle. Ramsdell, 64, é consultor científico da Sonoma Biotherapeutics em São Francisco. Sakaguchi, 74, é professor titular do Centro de Pesquisa de Fronteira em Imunologia da Universidade de Osaka, no Japão.

O sistema imunológico possui muitos sistemas sobrepostos para detectar e combater bactérias, vírus e outros agentes nocivos. Guerreiros imunológicos essenciais, como as células T, são treinados para identificar agentes nocivos. Se alguns deles apresentarem problemas que possam desencadear doenças autoimunes, eles devem ser eliminados no timo — um processo chamado tolerância central.

Os ganhadores do Nobel revelaram uma maneira adicional pela qual o corpo mantém o sistema sob controle.

O Comitê Nobel diz que tudo começou com a descoberta de Sakaguchi em 1995 de um subtipo de célula T até então desconhecido, agora conhecido como células T reguladoras ou T-regs.

Então, em 2001, Brunkow e Ramsdell descobriram uma mutação culpada em um gene chamado Foxp3, um gene que também desempenha um papel em uma rara doença autoimune humana.

O Comitê Nobel disse que dois anos depois, Sakaguchi relacionou as descobertas para mostrar que o gene Foxp3 controla o desenvolvimento dessas células T — que por sua vez agem como um guarda de segurança para encontrar e controlar outras formas de células T que reagem exageradamente.

“Suas descobertas foram decisivas para nossa compreensão de como o sistema imunológico funciona e por que nem todos desenvolvemos doenças autoimunes graves”, diz Olle Kämpe, presidente do Comitê Nobel.

O prêmio é o primeiro dos anúncios do Prêmio Nobel de 2025. A cerimônia continua com o prêmio de física na terça-feira, o de química na quarta-feira e o de literatura na quinta-feira. O Prêmio Nobel da Paz será anunciado na sexta-feira e o Prêmio Nobel de Economia em Memória a Oscar será anunciado em 13 de outubro.
Fonte: TimesofIsrsael

Poste um comentário

comente aqui..