Home


A Câmara dos Deputados rejeitou a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenava a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) após sua condenação criminal transitada em julgado. A decisão do plenário foi tomada na madrugada desta quinta-feira, com 227 votos contra a cassação e 170 a favor.

O relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Cláudio Cajado (PP-BA), havia apresentado parecer favorável à perda do mandato. Ele argumentou que, com a condenação definitiva, Zambelli estaria impedida de continuar exercendo o cargo, especialmente porque a pena privativa de liberdade inviabilizaria suas atividades parlamentares.

Carla Zambelli encontra-se atualmente presa na Itália, enquanto a Justiça local analisa o pedido de extradição apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes. A parlamentar foi condenada a 10 anos de reclusão.

Após a votação, o PT anunciou que ingressará com um mandado de segurança no STF para obrigar o cumprimento da decisão de Moraes. O deputado Lindbergh Farias afirmou que o tema não deveria sequer ter sido submetido ao plenário da Câmara

Poste um comentário

comente aqui..