A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa emitiu alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso inadequado de medicamentos agonistas do receptor GLP-1, como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida, conhecidos como “canetas emagrecedoras”. Embora os riscos já constem em bula, houve aumento de notificações de eventos adversos no Brasil e no exterior, o que motivou o reforço das orientações de segurança.
Esses medicamentos devem ser usados apenas conforme indicação aprovada, com prescrição e acompanhamento médico, devido ao risco de eventos graves, como pancreatite aguda, inclusive com casos fatais. Ainda assim, a Anvisa afirma que o benefício terapêutico permanece superior aos riscos quando o uso segue a bula.
Em junho de 2025, a Anvisa determinou a retenção da receita nas farmácias, com prescrição em duas vias e validade de até 90 dias, medida voltada a reduzir o uso fora das indicações aprovadas.
A Agência alerta que o uso indiscriminado, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, aumenta o risco de efeitos adversos graves.
