Home


Brasil e Índia assinaram hoje (21) três acordos de “Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo” que asseguram a oferta dos medicamentos pertuzumabe, dasatinibe e nivolumabe, usados no tratamento de cânceres de mama, pele e leucemias, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento inicial do Brasil será de R$ 722 milhões no primeiro ano, com projeção de até R$ 10 bilhões em uma década para fabricação e oferta desses fármacos. As parcerias também preveem internalização da produção, fortalecendo laboratórios públicos e privados, reduzindo a dependência de importações e garantindo maior estabilidade no fornecimento.

Além disso, foram firmados outros acordos de cooperação em saúde, incluindo:


Prorrogação por cinco anos da cooperação bilateral em produção de medicamentos, vacinas, biofabricação, inovação produtiva, telessaúde e inteligência artificial;


Memorando entre Anvisa e o órgão regulador indiano para troca de informações sobre medicamentos e dispositivos médicos;


Parcerias da Fiocruz com laboratórios indianos para pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos estratégicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que Brasil e Índia atuam juntos na defesa da equidade no acesso a medicamentos e da soberania sanitária, enquanto o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os acordos fortalecem a produção nacional, geram emprego e ampliam a segurança dos pacientes.

Lula e Padilha participam do Fórum Empresarial Brasil–Índia, em Nova Delhi.

Poste um comentário

comente aqui..