O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou a execução do projeto SER Corais, primeira contratação do programa BNDES Corais, voltado à conservação e regeneração de recifes no Brasil. A iniciativa contará com R$ 5,5 milhões do Fundo Socioambiental e será executada pelo Instituto Nautilus ao longo de 36 meses.
O projeto vai mapear e monitorar recifes rasos em cerca de 2.800 quilômetros da costa brasileira, incluindo os bancos de Abrolhos (BA) e Parcel Manuel Luís (MA). No Rio Grande do Norte, que concentra 10% da área monitorada, equipes realizarão expedições, mergulhos científicos e coleta de dados para avaliar a saúde dos recifes, acompanhar espécies marinhas e identificar ameaças como espécies invasoras.
A iniciativa também prevê ações de restauração ecológica, como cultivo de corais em viveiros no mar e em laboratório, além da criação de um aplicativo para acionar protocolos nacionais de alerta e resposta rápida a bioinvasões.
Integrado ao BNDES Azul, o projeto alia conservação ambiental, produção científica e desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e fortalecimento das comunidades costeiras. Para o RN, a ação representa avanço estratégico na proteção dos ecossistemas marinhos e no fortalecimento da economia azul no estado.

