Home

Lula , Alcolumbre e Messias

O Senado deve votar na próxima terça-feira (25) a regulamentação da aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

A proposta é uma demanda antiga das categorias, que atuam diariamente em condições insalubres e de risco. A expectativa é de forte mobilização nacional dos profissionais na semana da votação, em defesa de regras previdenciárias mais seguras e específicas.

No cenário político, porém, a inclusão do projeto na pauta ganhou outra leitura em Brasília. A movimentação é interpretada por interlocutores como uma resposta de Alcolumbre à indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF, anunciada pelo presidente Lula sem consulta prévia ao presidente do Senado. Alcolumbre era defensor do nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga na Corte.

Além disso, a regulamentação da aposentadoria especial tem alto impacto fiscal, o que amplia a pressão sobre o governo em um momento de desgaste político provocado pela escolha para o Supremo.

Poste um comentário

comente aqui..