Home

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar da relação bilateral, da agenda econômica e de temas internacionais. Segundo Lula, os dois trocaram informações sobre indicadores econômicos e avaliaram que o crescimento dos dois países é positivo. Trump afirmou que o avanço das economias de Brasil e EUA é “positivo para a região como um todo”.

Lula destacou o “bom relacionamento construído nos últimos meses”, que resultou no levantamento de parte das tarifas aplicadas a produtos brasileiros. O presidente brasileiro também reiterou proposta de fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado, incluindo repressão à lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos de grupos criminosos e intercâmbio de dados financeiros, iniciativa que, segundo ele, foi bem recebida pelo governo norte-americano.

Na área internacional, Lula propôs que o Conselho da Paz sugerido pelos Estados Unidos se restrinja à questão de Gaza e inclua assento para a Palestina, além de defender uma reforma ampla da ONU, com a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança. Os dois também trocaram impressões sobre a situação na Venezuela, com Lula ressaltando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade regional.

Ao final da conversa, ficou acertada a realização de uma visita de Lula a Washington após suas viagens à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro.

Poste um comentário

comente aqui..