Começa a ganhar força no Nordeste a preocupação de órgãos de controle com os gastos públicos em grandes eventos comemorativos, como Carnaval, São João e Réveillon. A movimentação envolve desde regras para contratação de artistas até limites para cachês pagos com recursos públicos.
Em Pernambuco, uma nova legislação estadual, promulgada em 2 de abril, estabelece que 60% das vagas em eventos promovidos pelo governo devem ser destinadas a artistas e grupos locais, valorizando a cultura regional e incentivando a economia criativa do estado.
Já no Rio Grande do Norte, o Ministério Público do Rio Grande do Norte reuniu prefeitos de diversas regiões para apresentar diretrizes sobre os festejos juninos de 2026. Entre as orientações, está a definição de limites para cachês de artistas, que deverão ser atualizados com base na inflação oficial (IPCA), além de critérios mais rígidos de transparência e justificativa de gastos.
A iniciativa busca evitar excessos e garantir o uso responsável de recursos públicos.
