Home

Começou a tramitar nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Natal, um Projeto de Lei para assegurar a realização de testes de acuidade visual aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da capital. Intitulado de “Visão Nota 10”, o programa proposto pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS) visa garantir o acesso a diagnósticos oftalmológicos a crianças e adolescentes.

De acordo com a proposta, os testes devem ser realizados nas escolas da rede pública municipal, no primeiro semestre de cada ano letivo, por profissionais habilitados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou por meio de convênios com clínicas e hospitais particulares. O Projeto de Lei orienta ainda quais medidas as escolas devem adotar a partir dos resultados.


“A visão é essencial ao aprendizado, pois ela é responsável pela maior parte da formação sensorial que recebemos do meio externo. Estudos confirmam que a deficiência visual na infância pode acarretar ônus ao aprendizado e à socialização e até mesmo a evasão escolar, sendo esta a causa do abandono da escola por 22,9% dos estudantes de Ensino Fundamental no Brasil”, justificou o parlamentar.

Poste um comentário

comente aqui..